sexta-feira, 30 de março de 2012

1º Postagem - Biologia\ Augusto ( GRUPO)


Sais Minerais
Cálcio: Não é exagero afirmar que dentre os sais minerais, o cálcio é o mineral de principal aproveitamento dentro do organismo humano.  Este importante mineral possui funções importantes como atuar na formação estrutural dos ossos e dos dentes.  Além disso, ele atua juntamente com a vitamina K, nos sistema circulatório, auxiliando na coagulação do sangue. O cálcio também possui grande importância no estabelecimento do equilíbrio juntamente com o fósforo. Além de todas estas funções já citadas, é importante sabermos que o cálcio atua em outras funções orgânicas importantes ao equilíbrio do organismo humano. Ele é encontrado nos seguintes alimentos: Leite e seus derivados, agrião, alface, aveia, salsa, salsão, beterraba, batata doce, brócolis, cebola, couve, espinafre, laranja,
milho. A carência de cálcio no organismo leva ao raquitismo (deformação dos ossos dos membros inferiores) durante a fase de desenvolvimento e a osteomalácia na fase adulta. Seu excesso pode causar anorexia, dificuldade de memorização, depressão, irritabilidade, fraqueza muscular e cálculo renal.
Fósforo: Tem numerosas funções críticas no organismo. Algumas delas: O DNA e o RNA são baseados nos monômeros de éster de fosfato; a principal corrente de energia contém uma ligação de fosfato de alta energia; está presente em todas as membranas celulares do organismo; integra a estrutura dos ossos e dentes, dando-lhes maior solidez; participa ativamente do metabolismo dos glicídios; atua na contração muscular, entre outras. A maior parte do fósforo, cerca de 60%, vem do leite, carne bovina, aves, peixes e ovos. Outros alimentos ricos em fósforo são: cereais, leguminosas, frutas, chás e café. A deficiência do fósforo pode causar dor óssea, osteomalácia, pseudofraturas, miopatias, hipoparatiroidismo, resistência à insulina, acidose metabólica, hipocalciúria, delírio, perda de memória, taquicardia. O excesso pode causar: parestesias de extremidades, confusão mental, sensação de peso nas pernas, hipertensão, cristais de fosfato podem bloquear artérias, levando à arteriosclerose, derrames, ataque cardíaco e má circulação sanguínea.
Ferro: é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.  São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração, carnes de aves e de peixes, mariscos crus, agrião, couve, cheiro-verde, feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha, nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo. O açaí é uma fruta muito rica em ferro. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros. Os principais sinais e sintomas da falta de ferro são: a fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito "paradas"). O excesso de ferro é tóxico e provoca vômito, diarreia, lesão intestinal e a hemocromatose.
 Sódio: O sódio sob forma ionizada, é um dos principais fatores de regulação osmótica do sangue, plasma, fluidos intercelulares e do equilíbrio ácido-base. É essencial à motilidade e à excitabilidade muscular e na distribuição orgânica de água e volume sanguíneo. Os alimentos de origem animal contêm mais sódio que os de origem vegetal. As principais fontes são: sal de cozinha, carnes bovinas e suínas, leite e derivados, batatas e grãos. Consumir excessivamente o sódio faz com que ocorra cefaléia, delírio, parada respiratória, hipertensão, eritema da pele. A sua deficiência pode causar: Letargia, fraqueza e convulsões.
Potássio: As funções são transmição neural e neuromuscular, controle de contractilidade dos músculos esqueléticos, manutenção da pressão normal, balanço entre líquidos intracelulares e extracelulares ritmicidade do batimento cardíaco, controle dos níveis de acidez (pH), necessário para função renal normal. São fontes de Potássio: feijão preto, cogumelo, espinafre, banana prata, damasco, tomate, abacate, amora, banana d´água, cenoura, leite de vaca, ovo de galinha, pimentão verde mamão, melão, melancia, milho, morango. A deficiência de Potássio pode causar arritmia, hipertensão arterial, fraqueza, náusea e tontura, alterações na transmissão neural e contração muscular, alterações do pH (acidez) e hipocalemia.  O excesso de potássio pode causarDistúrbios cardíacos, alterações nas movimentações musculares, confusão mental.
Magnésio: Está envolvido na formação de ossos e dentes, no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, na síntese dos ácidos graxos e proteínas, entre outras funções. O magnésio pode ser encontrado em vegetais folhosos, cereais, grãos, frutos do mar, sementes. A deficiência de magnésio causa função nervosa anormal, perda de apetite, náusea, vômitos, sonolência, espasmos musculares, tremores, taquicardia, arritmia. O excesso pode causar pressão baixa, problemas respiratórios, distúrbios no ritmo cardíaco, inibição da calcificação óssea.
Manganês: A concentração de manganês no organismo humano tende a ser alta em tecidos ricos em mitocôndrias. Estás associado à formação de tecido conjuntivo e ósseo, crescimento e reprodução e metabolismo e carboidratos e lipídeos. As fontes mais ricas em manganês são os grãos integrais, leguminosas, nozes e chás. As frutas e vegetais são fontes moderadas. O excesso de manganês acumulado no fígado e no sistema nervoso central produz os sintomas do tipo Parkinson. A falta de manganês pode causar perda de peso, dermatite transiente, náusea, vômito. Afeta a capacidade reprodutiva, a função pancreática e o metabolismo de carboidratos.
Flúor: É considerado como essencial devido ao seu efeito benéfico no esmalte dental, conferindo resistência máxima às cáries.  As maiores fontes de flúor são a água potável e os alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada. Apesar de os fluoretos estarem bem espalhados nas frutas e vegetais, as quantidades não são significantes. A falta de flúor pode causar cáries dentárias. E sua falta pode causar manchas no esmalte dos dentes, osteoporose.
Iodo: A única função conhecida do iodo é como parte integrante dos hormônios tireóideos. O iodo é encontrado em quantidades extremamente variáveis nos alimentos e na água de beber. Os frutos do mar, tais como moluscos bivalves, lagostas, ostras, sardinhas e outros peixes de água salgada são ricos em iodo. A deficiência do iodo pode causar durante a gestação e crescimento pós-natal: 
Cretinismo - Deficiência metal, displegia espástica, quadriplégica, surdo-mudez, disastria. Bócio simples ou endêmico.  Uma super dose cutânea pode suprimir atividade tireoidiana.
Cobre: É essencial para diversas funções orgânicas, como a mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, a síntese do hormônio da adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos. O cobre é distribuído amplamente nos alimentos, sendo que os mais ricos são: ostras, fígado, rim, chocolate, nozes, leguminosas secas, cereais, frutas secas, aves e mariscos. Seu excesso traz como consequência náusea, vômito, hemorragia gastrointestinal, diarréia, anemia hemolítica, cirrose hepática crônica, icterícia. A deficiência causa Anemia hemocrômica microcítica, neutropenia, leucopenia, desmineralização óssea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário