terça-feira, 27 de março de 2012

Biologia/Leopoldo-CONSEQUÊNCIAS DO AUMENTO DO CARBONO NA ATMOSFERA.1ºBimestre (INDIVIDUAL)


Aluno : José Igor dos S.M.X.Gomes

Consequências do aumento do Carbono na Atmosfera

O aumento do carbono na atmosfera vem de agravando a cada dia,contribuindo para o aquecimento global.Os grandes responsáveis são os veículos automóveis que são grandes poluidores,como também  as industrias,que emitem chumbo,enxofre,e outros materiais pesados que ficam suspensos no ar,proporcionando uma concentração de oxigênio cada vez menor,o que vai acarretando várias complicações para o ser humano como problemas respiratórios,doenças graves no sistema nervoso,entre outros.

____________________________________________________________

Aluna: Rayanne de Morais Azevêdo

Consequências do aumento do Carbono na Atmosfera
            
 A concentração de CO2 na atmosfera já aumentou 27% e as conseqüências desse aumento se dar por fruto da crescente queima de combustíveis fósseis, pelo desmatamento das florestas e pelas mudanças no uso da terra.
            Com a queima de combustíveis fósseis, o carbono armazenado é oxidado e liberado para a atmosfera em forma de CO2. Os combustíveis fósseis são os responsáveis por cerca de 75% da energia primária mundial, na proporção de:
1. petróleo - 32%
2. carvão - 26%
3. gás - 17%
O restante da energia primária é obtida de:
4. biomassa 14%
5. hidroeletricidade
6%
6. fissão nuclear
5%
            O desmatamento tropical pela queima da biomassa, para uso agrícola da terra, para pastos e para uso de madeiras, é também um grande responsável pelo crescente aumento de CO2 na atmosfera. As florestas contêm de 20 a 100 vezes mais carbono por unidade de área que as plantações ou pastos. Com o desmatamento o carbono originalmente contido na vegetação e nos solos é liberado para a atmosfera em forma de CO2. Somente uma quantidade relativamente pequena de carbono é redistribuída na terra ou levada pelos rios.
Obs.: O País que tem a maior fonte mundial de liberação de CO2 por queima de combustíveis fósseis é o Estados Unidos.
___________________________________________________________________________
  
Aluna : Flávia de Oliveira Monteiro



CONSEQUÊNCIAS DO AUMENTO DO CARBONO NA ATMOSFERA
O aumento da temperatura do planeta é ocasionado pela acumulação na atmosfera de gases como o Dióxido de Carbono, provenientes da queima de combustíveis fósseis e processos industriais. Este aumento da temperatura é conhecido como efeito estufa. Com o advento da industrialização ocorreu uma elevação nos níveis de Dióxido de Carbono na atmosfera, que está se intensificando a cada dia que passa, provocando um aumento na temperatura terrestre com consequentes alterações climáticas globais.
Dentre as muitas consequências do aumento do carbono na atmosfera, as principais são:

* Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações e áreas úmidas enfrentam períodos de estiagem. Além disso, o fenômeno pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação;

* Aumento significativo na incidência de grandes tempestades, furacões, ou tufões e tornados;

* Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta;

* Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos pólos e, consequentemente, provocar uma elevação global nos níveis do oceano.
____________________________________________________________________

Aluna : Rafaela Resende


Quais as conseqüências do aumento do carbono na atmosfera?
Os raios solares quando chegam á terra, emitem calor, e esse calor tem que sair para atmosfera. o excesso de gás carbônico forma uma barreira que impede que esse calor saia causando um superaquecimento na terra. ex: é como se você estivesse dentro de um carro no sol com o vidro fechado, o vidro faz o mesmo papel do carbono, apesar de ser transparente ele retém o calor provocando o aquecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário