sexta-feira, 30 de março de 2012

Biologia/ Leopoldo 3M2 CAMADA DE OZÔNIO.

Biologia/Leopoldo-Onde se forma a camada de ozônio? Que gás é responsável pela quebra da camada de Ozônio? E como ele é liberado? 1° Bimestre(Grupo) 


                   Onde se forma a camada de Ozônio?

 A ozonosfera ou camada de ozônio é encontrada na estratosfera, região da atmosfera situada entre 16 e 30 quilômetros de altitude, a camada é tão rarefeita que, se fosse comprimida à pressão atmosférica ao nível do mar, sua espessura não ultrapassaria a três milímetros. Esta camada tem a propriedade de absorver a radiação ultravioleta do Sol; por este motivo, sem a proteção do ozônio, as radiações causariamgraves danos aos organismos vivos que habitam a superfície do planeta Terra.
 
Que gás é reponsável pela quebra da camada de ozônio? E como ele é liberado?
O gás responsável pela quebra da camada de ozônio é o gás clorofluorcarbono (CFC), conhecido desde 1928, é tido como o principal vilão do aumento gradativo do buraco na camada de ozônio; Ao ser liberado em excesso, ele "fura" o escudo protetor - que é a camada - e deixa os raios ultravioleta do sol alcançarem a superfície da terra. Uma única molécula de CFC pode destruir até cem mil moléculas de ozônio.Amplamente utilizado na indústria, esse gás é encontrado, principalmente, nos aparelhos de ar condicionado, chips de computadores, embalagens plásticas, espumas plásticas, inseticidas, geladeiras e líquidos em forma de sprays.

                  






Nenhum comentário:

Postar um comentário