sexta-feira, 30 de março de 2012

Trabalho de Matemática- Professor: Carlos- 1 Ano do Ensino Médio- Turma: I

Grupo: André Gustavo, Daniel Tobias, Marcos Antônio, Matheus Marques, Vitor Farias

Função exponencial no dia a dia



Em quase todas as áreas de conhecimento:

Biologia: O crescimento de qualquer espécie de uma população em um determinado meio resulta em uma equação exponencial, incluindo crescimento de bactérias e células, que dobram a cada reprodução; podemos dizer também que se colocarmos uma régua para medir o casco de um caracol do centro até a borda, veremos que seus anéis possuem um raio que irá crescer exponencialmente; o som que escutamos também segue escala exponencial em decibéis; as frequências de cores que nosso olho enxerga também segue esta escala; a morte de uma população, por fome, vírus ou qualquer coisa - outra escala exponencial.

Na Eletrônica, diodos, cálculo de potências, dentre inúmeras coisas também segue essa escala.

Na economia, também podemos usar a função exponencial, pois quanto mais dinheiro temos disponível para investir, maior é o percentual de retorno (rico cada vez mais rico e pobre cada vez mais pobre).

Informática: Cálculo de Bytes e MegaBytes seguem uma escala exponencial, pois os números digitais são binários e seguem a escala de potência de 2, ex. 0, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, ...

Na natureza, como observamos na física e química, e=mc2, onde e varia inversamente com o quadrado de c, temos exponencial; aceleração é igual a distância sobre o tempo ao quadrado, exponencial também.

Matemática: curvas de senos, cossenos e tangentes são curvas exponenciais; área em metros quadrados é outra exponencial.





2 problemas envolvendo a função exponencial.



Exemplos:

A) (PUC/MG - adaptada) - O número de bactérias em um meio duplica de hora em hora. Se, inicialmente, existem 8 bactérias no meio, ao fim de 10 horas o número de bactérias será:


a)2/4

b)2/7

c)2/10

d)2/15

e)2/13

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Resolução:

No tempo t = 0, o número de bactérias é igual a 8.
No tempo t = 1, o número de bactérias é dado por 8.2 = 16.
No tempo t = 2, o número de bactérias é dado por 8.2.2 = 32.
Assim, no tempo t = x, o número de bactérias é dada por  n=8.2/x.
Logo, no tempo desejado, ou seja, ao fim de 10 horas, o número de bactérias será de N= 8.2/ 10 =  2/3. 2/10  =  2/ 13

.

Resposta: E.

B) (UNISA) - Sob certas condições, o número de bactérias B de uma cultura, em função do tempo t, medido em horas, é dado por B(t) =  2  /  1/2. Isso significa que 5 dias após a hora zero o número de bactérias é:

a) 1024

b) 1120

c) 512

d) 20

e) raiz cúbica de 2

Resolução:

5 dias após o início da hora zero representam um total de 5.24 = 120 horas.
Assim, B(120) =  2  /120/12 = 2/10= 1024. Logo, o número de bactérias 5 dias após a hora zero será de 1024.

Resposta: A.

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