sexta-feira, 30 de março de 2012

trablho de grupo1°anoII


QI questão de inteligência
1°postagem do blog
Química professor  Hugo
Grupo;Pedro fedrigo ,Ícaro jose,Matheus fellipe,allisson marcena,Antonio Leôncio Junior,lawanda Kelly da silva e elida thayse


A evolução dos modelos atômicos

Modelo atómico de Dalton

   John Dalton, no séc. XIX (a partir de 1803), retomou a ideia dos átomos como constituintes básicos da matéria. Para ele os átomos seriam partículas pequenas, indivisíveis e indestrutíveis. Cada elemento químico seria constituído por um tipo de átomos iguais entre si. Quando combinados, os átomos dos vários elementos formariam compostos novos.
Assim, na sequência dos seus trabalhos, concluiu que:
·         Os átomos que pertencem a elementos químicos diferentes, apresentam massas diferentes, assim como propriedades químicas diferentes.
·         Os compostos são associações de átomos de elementos químicos diferentes.
·         As reacções químicas podem ser explicadas com base no rearranjo dos átomos, de acordo com a lei deLavoisier.



Modelo atómico de Bohr
   Bohr apresentou alterações ao modelo de Rutherford: os eletrões só podem ocupar níveis de energia bem definidos, e os eletrões giram em torno do núcleo em órbitas com energias diferentes. As órbitas interiores apresentam energia mais baixa e à medida que se encontram mais afastadas do núcleo o valor da sua energia é maior. Quando um eletrão recebe energia suficiente passa a ocupar uma órbita mais externa (com maior energia) ficando o átomo num estado excitado. Se um eletrão passar de uma órbita para uma outra mais interior liberta energia.
Os eletrões tendem a ter a menor energia possível - estado fundamental do átomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário