sexta-feira, 6 de abril de 2012

#BC - Empresa açucareira - Seu apogeu e sua crise.



Trabalho em GRUPO
Aluno: Antônio Vinícius, Ana Karolinne, Caiala, Diego e Elton.
Professor: Sérgio


Empresa açucareira: Seu apogeu e sua crise.

Portugal via na produção açucareira no Brasil, grande potencial comercial. Tendo em vista que o solo era ideal para o plantio de cana-de-açúcar e possuía uma faixa litorânea muito extensa. O desenvolvimento de técnicas de plantio nas Ilhas do Atlântico, ofereciam as informações necessárias para realizar a produção de cana em nosso território e a ausência de metais preciosos contribuíram para a adoção desta atividade.
Em 1530, não se tinha sinal de metais preciosos (ouro, prata, etc) em nosso território e os colonos ainda se encontravam localizados em nosso litoral. Esta localização facilitava o carregamento do produto até as embarcações, o que era mais uma vantagem para a produção açucareira. Esta ausência de metais preciosos, foi um dos fatores para o início desta produção. Pois, os colonos tinham de arrumar outros meios de extrair riquezas daquele território.
A burguesia holandesa auxiliava o governo português na produção açucareira, onde por sua vez, emprestavam dinheiro e ficavam responsáveis pelo refinamento, transporte e distribuição do açúcar no mercado Europeu. Enquanto isso, Portugal apenas buscava explorar todas as fontes de riquezas daquele território e tentava lidar com os nativos que ali existiam.


Com a União Ibérica, mesmo com a preservação de aspectos fundamentais da colonização lusitana, foram feitas algumas mudanças. E uma destas, foi a retirada dos holandeses do nosso litoral, proibindo-os de "cuidar" da empresa açucareira. A burguesia holandesa não ficou nada satisfeita, pois havia investido e emprestado muito dinheiro ao governo português e isto foi um dos motivos para uma futura invasão holandesa ao território colonizado.
Este ocorrido foi o estopim para um das crises da empresa açucareira no Brasil. Os holandeses acabaram por se instalar nas Antilhas e passou a produzir um açúcar de qualidade superior ao antes produzido. Dominando o mercado Europeu e levando a crise para quem os proibiu outrora.


#BC = Brasil Colônia. Refere-se ao período onde o nosso país era colonizado pelos lusitanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário