sexta-feira, 6 de abril de 2012

Biologia-Augusto 3º Ano I (Individual)



Talita Vanessa

Os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos pelos seres vivos, são adquiridos pela alimentação.

Principais sais minerais :
·         Ferro:  É um elemento de origem mineral e que pode se manifestar nos alimentos em duas formas químicas diferentes. Existe o ferro “não hemínico”, ou ferro “não heme, que se encontra presente nos vegetais, leite e ovos. Estes alimentos só contêm este tipo específico de ferro, embora na carne e no peixe o ferro “não heme” constitua cerca de 65% do total.
·          Cálcio : A necessidade de cálcio são geralmente supridas por laticínios, especialmente leite e verduras verde-escuras. A maior parte do cálcio (90%) é armazenada nos ossos, com uma troca constante ocorrendo com o sangue, tecidos e ossos.
·         Fósforo: Ele um papel importante na produção de energia juntamente com o cálcio. A energia química do corpo é armazenada em combinações de fosfato de alta energia.  O elemento fósforo é altamente venenoso, mas não é tóxico quando ingerido como fosfato na dieta.
·         Potássio : É um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga.
·         Sódio : É um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo.
·         Flúor e fluoreto :São necessários para que o cálcio seja depositado aos ossos. Este e outros minerais como boro, cromo, cloreto, cobre, manganês, molibdênio, selênio, silício, enxofre e vanádio são necessários para a saúde em quantidades extremamente reduzidas. Uma dieta normal provê as quantidades necessárias destes elementos.
            Iodo: Regula o funcionamento da tireóide, Suas fontes são peixes, frutos do mar e sal iodado.


Paloma Araujo

Principais sais minerais são :

• Cálcio: 90% do cálcio são armazenados nos ossos. Auxilia na formação dos ossos, dos dentes, na coagulação sanguínea, na transmissão de impulsos nervosos, nos batimentos cardíacos, na regulação da contração muscular, na regulação da pressão arterial e sistema imunológico. Suas fontes são leite e seus derivados e vegetais verde-escuros.
• Ferro: É um componente da hemoglobina, da mioglobina e de enzimas do sistema respiratório. Sua ausência provoca anemia. É absorvida apenas 10% pelo organismo e por isso é necessário a ingestão de vitamina C para que sua absorção atinja 40%. Suas fontes são carne bovina, carne suína e de frango, peixes, ovos, legumes e vegetais verde-escuros.
• Fósforo: Atua juntamente com o cálcio na produção da energia do nosso organismo. Auxilia na formação dos ossos e dentes, participa das moléculas do ácido nucléico e do trifosfato de adenosina que é uma reserva de energia. Suas fontes são leite e seus derivados, cereais, legumes, ovos, aves, peixes e carnes.
• Potássio: Auxilia na transmissão do sistema nervoso, na contração muscular, na pressão sanguínea, no equilíbrio hídrico. Participa de proteínas, do metabolismo energético e da síntese de glicogênio. Suas fontes são: carnes, leite, frutas, legumes, batatas, grãos e cereais.
• Iodo: Componente da glândula tireóidea, cuja função é regular o metabolismo. Suas fontes são peixes, frutos do mar e sal iodado.
• Sódio: Auxilia o equilíbrio hídrico, a transmissão dos impulsos nervosos, o relaxamento muscular e a contração muscular. Suas fontes são sal, azeite e alimentos processados.
• Flúor: Atua na estrutura óssea e no esmalte dos dentes. Sua fonte é a água fluorada.



Eluana Perreira
Diferentemente dos carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos. Sua maior parte está concentrada nos ossos. Entre os mais conhecidos estão o cálcio‏.




 Ana Carolina
  Sais minerais 
 Funções -As principais funções dos minerais estão ligadas à composição estrutural do corpo,        participação sob forma iônica dos fluidos e líquidos intra e extracelular e como catalisadores enzimático e hormonal.
Principais alimentos deficientes :Os sais minerais têm funções reguladores e construtores. Podem ser encontrados dissolvidos na forma de íons, no estado sólido formando cristais e combinados com outras moléculas. 
Sais minerais e vitaminas funcionam como "co-fatores" do metabolismo no organismo. Sem eles as reações metabólicas ficariam tão lentas que não seriam efetivas. Os sais minerais desempenham funções vitais em nosso corpo como manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contração muscular, carregar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético
.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário