sexta-feira, 6 de abril de 2012

CIDADANIA - Onde está o "governo do povo"?

Trabalho INDIVIDUAL
Aluno: Elton Lucas
Professor: Rodrigo Mateus

CIDADANIA: Grécia Antiga e no Brasil.


"Hoje em dia, tanto ouvimos falar de democracia
Mas, onde está afinal o 'governo do povo'?"

Mesmo com a "democracia", nem todos eram considerados cidadãos naquele período (Grécia Antiga). Boa parte dos habitantes daquele território estavam exclusos da cidadania ateniense. Poderia ser considerado cidadão ateniense, apenas aquele que fosse filho de pai e mãe ateniense, maior de 18 anos e homem. Estrangeiros, escravos e as mulheres não eram considerados cidadãos atenienses. Mesmo que a mulher fosse filha de pai e mãe ateniense, ela não era considerada cidadã. Os homens achavam que a mulher estava restrita ao espaço doméstico e era o único espaço que correspondia ao gênero feminino.
No Brasil, o voto é obrigatório a partir dos 18 anos de idade e a mulher conseguiu o seu espaço no mercado de trabalho, dentre outras coisas. Apesar das vitórias obtidas pelo povo, o brasileiro ainda não é "igual a todos perante a lei" e tem muito a lutar para chegar perto de ser. Ainda existe uma forte desigualdade social em nosso país. Desigualdade esta que gera o preconceito e que continua a atrasar o nosso povo em relação aos outros povos. Por isso que, atualmente, apesar das "vitórias" tudo está mais para: "Desigualdade de todos perante a lei."
"Igualdade de todos perante a lei." Estas eram as leis atenienses. Isto é o que deveria ser cumprido à risca pelos órgãos daquele sistema. E isto é o que gera a constante construção da cidadania, através da luta, sangue e suor daqueles que visam por mais direitos, maior liberdade e que buscam dar um basta em tudo aquilo que for cruel e tirano. Estamos vendo constantes respostas, em diversos lugares do mundo, à dominações arrogantes. Essas respostas nos dizem o quão somos poderosos e capazes de revolucionar toda uma época, todo um período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário