segunda-feira, 9 de abril de 2012

Trabalho de Históra - Rodrigo Mateus ( Individual) 3º ano II

Cidadania na Grécia antiga e no Brasil atual.



Doralice
Na Grécia Antiga era considerado como cidadão apenas os homens totalmente livres, isto é, que não tivesse a necessidade de trabalhar para sobreviver. Portanto, era pequeno o número de cidadãos, que excluíam além dos homens ocupados (comerciantes, artesãos), as mulheres, os escravos e os estrangeiros. Praticamente apenas os proprietários de terras eram livres para ter o direito de decidir sobre o governo. Já no Brasil atual os cidadãos apresentam vários direitos, como: o direito de votar para escolher representantes do Legislativo e no Executivo, o direito de se candidatar para esses cargos e o direito de apresentar projetos de lei. Então como podemos observar com o tempo tudo foi se modificando, nos cidadãos fomos ganhando vários direitos e com eles surgiram também nossos deveres. E é com o cumprimento dos deveres que podemos assegurar nossos direitos.
 _________________________________________________________________________



Dullen


 Na Grécia Antiga eram cidadãos filhos de mãe e pai atenienses. Não eram considerados cidadãos escravos,mulheres e crianças.
A Política deles eram politeísta e democrática,quem elegia alguém para ser seu representante eram os próprios cidadãos gregos. 

   A constituição Brasileira de 1988 assegurou aos cidadãos brasileiros os direitos já tradicionalmente reconhecidos, como o direito de votar para escolher representantes do Legislativo e no Executivo e o direito de se candidatar para esses cargos. Não ficou, porém, apenas nisso, sendo importante assinalar que essa Constituição ampliou bastante os direitos da cidadania.
  Como inovação, foi dado ao cidadão o direito de apresentar projetos de lei, por meio de iniciativa popular, tanto ao Legislativo federal quanto às Assembléias Legislativas dos Estados e as Câmaras Municipais. Foi assegurado também o direito de participar de plebiscito ou referendo, quando forem feitas consultas ao povo brasileiro sobre projetos de lei ou atos do governo. Além disso, foi atribuído também aos cidadãos brasileiros o direito de propor certas ações judiciais, denominadas garantias constitucionais, especialmente previstas para a garantia de direitos fundamentais. Entre essas ações estão a Ação Popular e o Mandado de Segurança, que visam impedir abusos de autoridades em prejuízo de direitos de um cidadão ou de toda a cidadania

__________________________________________________________

Icaro 
A cidadania da antiga grecia era sociocratica que eram tanto beneficiados na politica e na sociedade, os cidadão são na maioria ligados na politica, e outros são escravos, artesãos, etc. comparando a Grecia Antiga com o Brasil não possuem muitas semelhanças, Brasil e a Grecia possuem suas politicas, sociedade, culturas, religião completamente diferentes, pois além de pertecerem em continentes e eras diferentes, cada uma delas deixaram suas historias escritas até hoje. A Grecia e Brasil de hoje possuem uma sociedade mais ligadas a comunicação e a tecnologia.
____________________________________________________________

Kyssia
A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir, exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada.
___________________________________________________________

Marielly
Na Grécia antiga, como se lê no filósofo Aristóteles (384 a.C.-322 a.C), já havia o reconhecimento do direito de participar ativamente da vida da cidade, tomando decisões políticas, embora esse direito ficasse restrito a um número pequeno de pessoas. 

Cidadania no Brasil

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. Por extensão, a cidadania pode designar o conjunto das pessoas que gozam daqueles direitos. Assim, por exemplo, pode-se dizer que todo brasileiro, no exercício de sua cidadania, tem o direito de influir sobre as decisões do governo.
______________________________________________________________________

Risalva
Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever o mundo grego e áreas próximas . Tradicionalmente, a Grécia Antiga abrange desde 1 100 a.C. (período posterior à invasão dórica) até à dominação romana em 146 a.C., contudo deve-se lembrar que a história da Grécia inicia-se desde o período paleolítico, perpassando a Idade do Bronze com as civilizações cicládica (3000-2 000 a.C.), minoica (3000-1 400 a.C.) e micênica (1600-1 200 a.C.); alguns autores utilizam de outro período, o período pré-homérico (2000-1 200 a.C.), para encorporar mais um trecho histórico a Grécia Antiga . 





Nenhum comentário:

Postar um comentário