quarta-feira, 11 de abril de 2012

Trabalho de Química / Hugo ( INDIVIDUAL )


DBO

Doralice

Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
A Demanda Bioquímica de Oxigênio corresponde a quantidade à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. 
O processo ocorre da seguinte forma: inicialmente os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido (OD) para transformar o carbono CO2  depois para transformar os compostos nitrogenados em nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-). Essas transformações são essenciais na determinação da DBO. O valor da DBO é usado para estimar a carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, e com esses valores é possível calcular qual a necessidade de aeração (oxigenação) para degradar essa matéria orgânica nas Estações de Tratamento de Esgoto.

Dullen
 O que é Demanda Bioquímica de Oxigênio?
A função principal do nosso sistema de tratamento é receber o efluente e submete-lo a um processo biológico, tendo como objetivo minimizar a sua quantidade de D.B.O existente. Mas o que é DBO?
Significa Demanda Bioquímica de Oxigênio, ou seja, é a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica. O método de tratamento com reator UASB + filtro biológico promove uma diminuição de até 90% do nível de DBO. Quanto menor o nível de DBO, menos poluente é o efluente.
 

Para efeitos comparativos:
A água pura tem 10ml/L de oxigênio dissolvido;
Peixes sensíveis precisam de 5 a 6 ml/L de oxigênio para sobreviverem, enquanto que peixes mais resistentes, como o bagre, sobrevivem em 2 a 3 ml/L de oxigênio dissolvidos na água;
O esgoto doméstico precisa, para ser degradado, de aproximadamente 300ml/L de oxigênio (DBO). Após tratamento com o sistema Delta Ambiental, o efluente resultante tem em torno de apenas 30 ml/L de DBO, não causando danos ao meio ambiente se for disposto corretamente e atendendo as exigências legais.



Icaro


Demanda bioquímica de oxigênio ou demanda biológica de oxigênio (DBO) ou carência bioquímica de oxigénio (CBO) corresponde à quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica por processos biológicos, sendo expresso em mg/l Em Portugal é usualmente designada como CBO ou, mais precisamente, CBO520, e corresponde ao oxigénio consumido na degração da matéria orgânica, a uma temperatura média de 20°C durante 5 dias. No Brasil, utiliza-se a notação DBO5,20. A carga de DBO5,20, expressa em kg/dia é um parâmetro fundamental no projeto de estações de tratamento biológico.


Kyssia

Também conhecida pela sigla DBO, a Demanda Bioquímica de Oxigênio corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer a oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. Essa unidade de medida avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) em miligramas (mg), equivalente à quantidade que será consumida pelos organismos aeróbicos ao degradarem a matéria orgânica. 

Entende-se por biodegradável a matéria que pode ser consumida como alimento, ela vai alimentar e ser fonte de energia aos microorganismos que existem na água. Sendo assim, a DBO pode ser considerada como um parâmetro para avaliar a qualidade da água, onde a poluição orgânica é quantificada. 

O processo ocorre da seguinte forma: inicialmente os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido (OD) para transformar o carbono em CO2 e depois para transformar os compostos nitrogenados em nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-). Essas transformações são essenciais na determinação da DBO, que se divide em demanda carbonácea (presença de CO2) e demanda nitrogenada (nitratos e nitritos). 

Marielly

Demanda de oxigênio corresponde á quantidade de oxigênio necessária para ocorrer oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas.
O processo ocorre da seguinte forma: inicialmente os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido para transformar o carbono e depois transformar os compostos nitrogenados e nitritos. O valor do DBO é usado para estimar a carga orgânica dos efluentes e dos recursos hídricos, e com valores é possível calcular a necessidade da geração para degradar essa matéria orgânica nas estações de tratamento de esgoto.

Risalva


Demanda bioquímica de oxigênio
 ou demanda biológica de oxigênio (DBO)  ou carência bioquímica de oxigénio (CBO) corresponde à quantidade de oxigênio consumido na degradação da matéria orgânica por processos biológicos, sendo expresso em mg/l.
Em Portugal é usualmente designada como CBO ou, mais precisamente, CBO520, e corresponde ao oxigénio consumido na degração da matéria orgânica, a uma temperatura média de 20°C durante 5 dias. No Brasil, utiliza-se a notação DBO5,20. A carga de DBO5,20, expressa em kg/dia é um parâmetro fundamental no projeto de estações de tratamento biológico.
Determinação da demanda biológica de oxigênio
A DBO (ou CBO),é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica biodegradável presente na água. É um parâmetro importante no dimensionamento de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (
ETAR) ou Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Há dois métodos normalmente aplicados para medir a DBO, descritos a segui

Nenhum comentário:

Postar um comentário