sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho de Quimica – Professor Hugo | Individual - Grupo : Thayná Maria, Lívia Rafaela, Ivan Ribeiro, Felipe Marques, Saulo Wanderley, Hebert Danilo, Rosenilda Vieira, Paola Lacerda, Bruna Eduarda e Diago Correa


Felipe Marques -

Dieta -

Dieta, ao contrário do regime, é uma prescrição alimentar calculada especialmente para você,com a finalidade de fornecer-lhe a alimentação necessária ao seu organismo. Deverá sempre ter uma finalidade educativa. Chamamos de educação alimentar. A dieta deverá ser posteriormente reformulada, pois deve ser adaptada a sua nova situação corporal. Deverá durar toda vida.
Uma dieta deve ser:
·         Suficiente, contendo as calorias necessárias ao gasto calórico;
·         Completa, fornecendo todos os nutrientes indispensáveis ao organismo;
·         Harmônica, distribuindo corretamente os nutrientes calóricos (proteínas, açúcares e gorduras);
·         adequada às condições fisiológicas do indivíduo.

Deverá, portanto, ser balanceada, isto é, conter todos os nutrientes: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, água e fibras.


Calorias -
1 caloria = 4,1868 J (exatamente)
São a quantidade de energia que cada alimento possui, e que será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios...
Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades.
Os alimentos gordurosos, por exemplo, carnes gordas e lacticínios, são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas, metabolizadas, e são fontes de energia muito boas. 

As necessidades energéticas de cada indivíduo depende de diversos fatores, como idade, sexo, altura, peso, atividade física dentre outros. "Um homem que trabalha em mineração, durante 8 horas necessita aproximadamente 4800 cal diárias, enquanto que um homem na mesma idade e constituição física, com trabalho leve de auxiliar de escritório, necessitaria de aproximadamente 2500 cal diárias", compara a nutricionista Alda Bernardinelli. 

Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água de 14,5 °C para 15,5 °C. O correto neste caso seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 calorias por dia, na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias) por dia. Hoje também é comum expressar quilocalorias escrevendo-se a abreviatura de caloria "Cal" com a letra C em maiúsculo. Ex.: 1 Cal =1000 cal = 1 Kcal

As calorias realmente engordam?-

As calorias só começam a pesar na balança se você ingerir mais calorias do que gasta. As calorias (ou energia) dos alimentos, poderão ser queimadas ou armazenadas no corpo em forma de gordura - é aí que você engorda. Contudo, se você tiver uma dieta balanceada, será mais fácil controlar o seu peso, afinal, qualquer atividade ajuda a queimar calorias. E não estou falando apenas em suar a camisa na academia - o trabalho, o estudo e outras atividades rotineiras ajudam a acabar com as calorias extras. 

Lívia Rafaela -
A DIETA E AS CALORIAS-
Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Uma dieta deve ser:
*Suficiente, contendo as calorias necessárias ao gasto calórico;
*Completa, fornecendo todos os nutrientes indispensáveis ao organismo;
*Harmônica, distribuindo corretamente os nutrientes calóricos (proteínas, açúcares e gorduras);
*Adequada às condições fisiológicas do indivíduo.
Deverá, portanto, ser balanceada, isto é, conter todos os nutrientes: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, água e fibras. Se o organismo funciona como uma máquina, ele vai necessitar de energia para o seu movimento. A forma de energia utilizada pelo organismo é a caloria. Esse calor provém dos seguintes nutrientes: proteínas, açúcares, gorduras, e deverá ser fornecido principalmente pelos açúcares e gorduras. O organismo mantém reservas de nutrientes como proteínas,açúcares,sais minerais e vitaminas. As reservas de calorias são acumuladas sob a forma de gorduras. As gorduras e o açúcar refinado são ricos em calorias e estão no ápice da pirâmide alimentar. Devem ser consumidos em menor quantidade, pois são alimentos de risco, atuando na formação de enfermidades metabólicas e do diabetes. Sempre que comemos o que é necessário para o funcionamento perfeito do organismo teremos saúde.

Paola Lacerda -
Dieta -refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não). Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, em termos gerais, o uso popular desta palavra costuma apenas definir dieta como uma forma de conter o peso e manter sua saúde em boa condição.
 Caloria- (símbolo: cal) é uma unidade de medida de energia que não pertence ao Sistema Internacional de Unidades
Historicamente, a definição de calorias era a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau celsius a temperatura de 1 g de água (o calor específico da água é, por definição, igual a 1).
Com a evolução das técnicas de medida, verificou-se que o calor específico não era constante com a temperatura. Por isso buscou-se padronizá-lo para uma faixa estreita, e a caloria foi então redefinida como sendo o calor trocado quando a massa de um grama de água passa de 14,5 °C para 15,5 °C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário