sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho em Grupo - Prof. Hugo - Numero de Avogadro

Trabalho em Grupo - Prof. Hugo - Numero de Avogadro
odolfo

O número de Avogadro é a quantidade de entidades elementares (átomos, electrões, iões, moléculas) que existem numa mole de qualquer sustância.
A mole é a unidade do Sistema Internacional de Unidades que permite expressar uma quantidade de sustância. Trata-se da unidade que utilizam os químicos para expressar o peso dos átomos, que equivale a um número bastante elevado de partículas. Uma mole equivale ao número de átomos contidos em doze gramas de carbono-12 puro. A equação será, portanto, a seguinte: 1 mole = 6,022045 x 10 elevado a 23 partículas.
Essa quantidade costuma ser arredondada para 6,022 x 10 elevado a 23 e é conhecida pelo nome de número de Avogadro ou constante de Avogadro, em homenagem ao físico italiano Amedeo Avogadro (1776-1856), que também formulou a lei segundo a qual volumes iguais de gases distintos, perante as mesmas condições de pressão e temperatura, contêm o mesmo número de partículas.
 A utilidade da constante de Avogadro prende-se com a necessidade de contar partículas ou entidades microscópicas a partir de medidas macroscópicas (como a massa).
Convém ter em conta que o número de Avogadro é imenso: equivale, a título de exemplo, a todo o volume da Lua dividido em bolas com 1 milímetro de raio.
O número de Avogadro, por outro lado, permite estabelecer conversões entre a grama e a unidade de massa atómica.
Tendo em conta que a mole corresponde à quantidade de átomos contidos em 12 gramas de carbono-12, é caso para dizer que a massa em gramas de uma mole de átomos de um elemento é igual ao peso atómico em unidades de massa atómica desse elemento.

Grupo:
Andrey
Antonio
Marcus
Marcos
Rodolfo
Fellipe
Thayná

Nenhum comentário:

Postar um comentário