sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho em Grupo - Prof. Sergio - Empressa Açucareira no Brasil



         Trabalho em Grupo - Prof. Sergio - Empresa Açucareira no Brasil   


            Em pleno século XVI Portugal era uma potencia global devido as suas diversas áreas de influência no continente africano e devido ao comércio com as especiarias do oriente, essa procura por uma nova rota de acesso as Índia que possibilitou a “descoberta” do Brasil.
            A primeira atividade econômica onde Portugal explorou o Brasil foi com o comércio do Pau Brasil, onde os Índios ajudavam os portugueses em troca de coisas que eles não conheciam e eram muito úteis (escambo). A experiência de Portugal nas ilhas atlânticas e o solo fértil do nordeste Brasileiro possibilitaram a construção de toda uma indústria voltada para a exportação do açúcar brasileiro, quem financiou toda a montagem dessa estrutura foram os Holandeses.
            O engenho possuía em sua estrutura a Casa grande onde vivia o senhor de Engenho e a senzala onde ficavam os escravos, os engenhos eram grandes propriedades de terras (latifúndios), e só produziam um produto (monocultura). Esse comércio foi muito lucrativo para Portugal que enriqueceu a custa da exportação do açúcar em conjunto ao Pacto Colonial.
            Com a união Ibérica, os espanhóis proibiram os Holandeses de participar do comércio do açúcar brasileiro, com isso os Holandeses resolveram invadir o território Brasileiro e toda sua estrutura que eles haviam financiado. Após de anos no Nordeste Brasileiro os Holandeses foram finalmente expulsos na Insurreição Pernambucana quando lutaram lado a lado Portugueses, negros e indígenas.
            O açúcar brasileiro entrou em declínio no séc. XVII após a expulsão dos Holandeses, esses saíram do Brasil com toda a experiência na produção do açúcar e passaram a produzi-lo nas ilhas do Caribe, com a concorrência holandesa o açúcar brasileiro perdeu a hegemonia internacional.

Grupo:
Andrey
Antonio
Fellipe
Marcos
Marcus
Rodolfo
Thayná


Nenhum comentário:

Postar um comentário