sexta-feira, 6 de abril de 2012

Trabalho Individual - Prof. Leopoldo - CO2

    Trabalho Individual - Prof. Leopoldo - CO2


Andrey


O aumento do carbono na atmosfera pode ser encontrado no nosso dia-dia, podemos encontrar esse elemento em vários lugares, canos de escapes, grandes indústrias, etc. Se uma grande quantidade desse elemento for para a atmosfera ele se torna prejudicial, pois ele forma uma camada de CO², mais conhecida como efeito estufa. Este efeito ocorre a partir do momento em que os raios solares não conseguem sair da atmosfera. Por causa desses efeitos ocorre o aumento do nível do mar, derretimento das geleiras, aumento da temperatura entre outros.


Antonio


 As consequências do aumento gás carbônico na atmosfera podem ser reparadas em nosso cotidiano a partir do momento que a poluição é algo constante em nossas grandes cidades. Esse gás carbônico em grande quantidade é prejudicial, pois formar uma camada espessa de dióxido de carbono ocasionando assim o que chamamos de efeito estufa, as causa desse processo são os aumentos dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera em razão da queima de combustíveis fósseis e desmatamentos. Esse efeito acontece a partir do momento que os raios solares não conseguem sair completamente da terra. Os resultados disso são o aumento da temperatura global, descongelamentos das geleiras, aumento do nível do mar e muito mais.


Marcos



 O carbono é um elemento químico que ocorre em todos os organismos vivos. Mas seu aumento na atmosfera é prejudicial para a raça humana em todos os níveis pois esse aumento prejudica todo o funcionamento normal do planeta, causa o efeito estufa e aumenta a temperatura global desencadeando uma série de fatores ambientais negativos.




Fellipe

O aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) por seres humanos, não afeta apenas a saúde de quem vive em terra firme. A absorção de parte desse gás pelos oceanos pode impedir que pequenos moluscos produzissemsuas conchas calcárias, o que comprometeria toda a cadeia alimentar e representaria uma séria ameaça ao equilíbrio ambiental. O alerta é de uma equipe internacional de cientistas, que simulou o impacto do aumento de CO2 na atmosfera sobre ecossistemas marinhos.


Rodolfo

O gás co2 na atmosfera
A cada ano, uma quantidade da ordem de 10 Gt de carbono na forma de dióxido de carbono (CO2) e de outros gases são liberados para a atmosfera através de processos das atividades humanas. Nos últimos 200 anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumentou 27%  decorrente da queima de combustíveis fósseis com o início da era industrial e com os desmatamentos  sendo que metade deste aumento ocorreu nos últimos 30 anos. As concentrações de CO2 na atmosfera passaram de 272 ppm na era pré-industrial para 346 ppm em 1986 (HALL, 1989, p. 175).
Este crescente aumento de CO2 na atmosfera tem deixado os cientistas apreensivos em relação às possíveis conseqüências climáticas. Alterações climáticas implicam em mudanças no atual equilíbrio ambiental estabelecido no planeta. Mais especificamente o aumento das concentrações de CO2 na atmosfera pode supostamente prejudicar o equilíbrio estabelecido entre oceanos e biosfera que fazem suas trocas de carbono através da atmosfera. Em concentrações normais, longe de ser prejudicial, o CO2 é fator primordial sob dois pontos de vista: metabolismo das plantas e equilíbrio climático global.
Consequências
Os raios solares quando chegam á terra, emitem calor, e esse calor tem que sair p atmosfera. O excesso de ga´scarbonico forma uma barreira que impede que esse calor saia causando um superaquecimento na terra. ex: é como se você estivesse dentro de um carro no sol com o vidro fechado, o vidro faz o mesmo papel do carbono, apesar de ser transparente ele retém o calor provocando o aquecimento.


Thayná


O smog, que é uma combinação de fumo e de nevoeiro em áreas urbanas/industriais, ou seja, o aumento da temperatura durante o dia, e em condições de grande arrefecimento noturno. Provocando nas pessoas: asma, bronquite, problemas respiratórios e cardíacos. E leva a uma grande concentração de fumos á superfície. As chuvas ácidas, formam-se com a libertação de dióxido de enxofre e de óxido de azoto para atmosfera, ou seja, ocorrendo precipitação, as chuvas ácidas originam a acidificação dos solos, que vai prejudicar a agricultura e as espécies de árvores e plantas que vão nascer. Outra conseqüência é a destruição da vegetação e a contaminação da água, que é muito prejudicial para a vegetação assim como para os animais. O efeito estufa tem duas conseqüências, o aquecimento global do planeta, o que pode provocar a fusão do gelo das regiões polares e a subida dos oceanos e alterações climáticas. A destruição da camada de ozônio, a existência da camada de ozônio na estratosfera é vital para a terra, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta. O ozônio é assim, indispensável, protegendo-nos do excesso de radiação ultravioleta, embora ao nível do solo seja prejudicial para a saúde e para o ambiente. A destruição da camada de ozônio provocada  pelo cloro, origina variações do clima (aquecimento global) e poderá acabar com a vida na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário