segunda-feira, 7 de maio de 2012

(1º Postagem do 2º Bimestre-Biologia -Estela Gama.1ºano II manhã Grupo).Microorganismos.

Grupo:Larissa Alves,Jean Correia de Moura, Rayssa Carneiro  de Andrade,Vitória Teixeira Gomes,Isabelle Campos de Melo,Higo Fernandes Figueiredo  Bezerra,Natália Maria de Lima Silva.1ºano II manhã.


                                                      Microorganismos:

              

Os microorganismos ou micróbios são organismos unicelulares (ou acelulares, os vírus) que só podem ser vistos ao microscópio. Incluem os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas unicelulares e algumas formas de fungos (as leveduras).
Esta designação não tem valor taxonômico , uma vez que engloba organismos de diferentes reinos, mas é utilizada na ciência e na tecnologia (como no fabrico de alimentos fermentados). A disciplina que estuda os microorganismos é a microbiologia.
Muitos microorganismos são agente patogênicos, mas muitos são benéficos para outras espécies, vivendo como simbiontes, ou para o meio ambiente, como as bactérias que decompõem a matéria orgânica dentro do ciclo biogeoquímico.Podem encontrar-se microorganismos em todos os habitats, desde o fundo dos oceanos, passando pelo solo terrestre, e até na atmosfera. Microorganismos podem ser encontrados.


                          
  



   Sistemas imunológicos(combatendo os microorganismos).
 








O sistema imunológico ou sistema imune é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores. Mas não é só isso; ele também é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais.  
Células do sistema imune são altamente organizadas como um exército. Cada tipo de célula age de acordo com sua função. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam o “inimigo” ao exército do sistema imune, outras só atacam para matar, outras constroem substâncias que neutralizam os “inimigos” ou neutralizam substâncias liberadas pelos “inimigos”.








    Tipos de microorganismos.
 
   
Vírus  são  os   menores  microorganismos   que   existem.
 São responsáveis  por  doenças  comuns,  como  resfriado,
 gripe e dor de garganta. Causam também doenças terríveis,
 como poliomielite, Ebola e Aids.


Bactérias:
Bactérias são organismos unicelulares tão simples que são desprovidos de núcleo e em geral têm um só cromossomo. Trilhões de bactérias habitam o nosso corpo, a maioria no trato digestivo. Elas ajudam a digerir os alimentos e são a fonte principal da vitamina K, necessária para a coagulação do sangue. Apenas umas 300 das cerca de 4.600 espécies de bactérias catalogadas são consideradas patógenas (causadoras de doenças). Ainda assim, as bactérias são a fonte de uma longa lista de doenças em plantas, animais e humanos. Nos humanos essas doenças incluem tuberculose, cólera, difteria, antraz, cáries dentárias, certos tipos de pneumonia e várias doenças sexualmente

 
 transmissíveis.


Fungos;
Fungos também podem causar doenças. Esses organismos têm um núcleo e formam emaranhados
de filamentos. As infecções mais comuns são  tinhas  (micoses),  como  pé-de-atleta  e  candidíase
(cândida). Infecções fúngicas graves em geral afligem apenas pessoas  com  defesas  enfraquecidas pela desnutrição, câncer, drogas ou infecções viróticas que suprimem o sistema imunológico.


 Protozoários:
Protozoários, como as bactérias, são organismos unicelulares, mas podem ter mais de
um núcleo. Incluem as amebas e os tripanossomas, bem  como  o  parasita  da  malária.
cerca de  um  terço  das  espécies  vivas  são  parasitas  —  existem  cerca  de  10.000
espécies — embora  poucos desses parasitas causem doenças em humanos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário