quarta-feira, 30 de maio de 2012

Trabalho de Biologia - Patrícia ( 2° ano - I ) - O sistema nervoso e suas enfermidades


Grupo: Caio Enrique, Charles Souza, Esdras Santos, Humberto Alencar, José Alves e Zeus Lima                                                                                                              Série: 2° ano – I     

    Devido a complexidade dos sintomas e a dificuldade no diagnóstico, os distúrbios neurológicos foram por muito tempo associados a influências espirituais e possessões demoníacas, causando traumas ao portador da doença e impedindo a realização do tratamento correto. Entretanto, o tabu acerca desse tema vem diminuindo gradativamente, e hoje sabemos muito mais sobre essas doenças tão temidas.
    Como é o caso da esquizofrenia, atualmente sabemos que a mesma é uma doença mental que se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais. É um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na área do pensamento, percepção e emoções, causando marcados prejuízos ocupacionais, na vida de relações interpessoais e familiares.
   Nesse quadro a pessoa perde o sentido de realidade ficando incapaz de distinguir a experiência real da imaginária. Essa doença se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com períodos de remissão, quando há um abrandamento de sintomas, restando alguns deles em menor intensidade.
     Até hoje não se conhece nenhum fator específico causador da Esquizofrenia. Há, no entanto, evidências de que seria decorrente de uma combinação de fatores biológicos, genéticos e ambientais que contribuiriam em diferentes graus para o  aparecimento e desenvolvimento da doença. Sabe-se que filhos de indivíduos esquizofrênicos têm uma chance de aproximadamente 10% de desenvolver a doença, enquanto na população geral o risco de desenvolver a doença é de aproximadamente 1%.   

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho equipe. Mostraram conhecimento e capacidade de síntese. Continuem se empenhando nos estudos.

    ResponderExcluir