quarta-feira, 23 de maio de 2012

diferença de gordura trans e gorduras cis QUI2M2

ALUNOS:BERONI,DEBORA,ISABELLE,NATALIA,PAOLA,PABLO,PEDRO HENRIQUE.


diferença de gordura trans e gorduras cis 

Gorduras trans são um tipo especial de ácido graxo, formado a partir de ácidos graxos insaturados.

São considerados especiais devido à sua conformação estrutural. Nos ácidos graxos cis, que é como geralmente são encontrados os ácidos graxos na natureza, os átomos de menor peso molecular encontram-se paralelos, e nos ácidos graxos trans, os átomos de menor peso molecular estão dispostos na forma diagonal.

O ângulo das duplas ligações na posição trans é menor que em seu isômero cis e sua cadeia de carboidratos é mais linear, resultando em uma molécula mais rígida, com propriedades físicas diferentes, inclusive no que se refere à sua estabilidade termodinâmica.

Os ácidos graxos trans não são sintetizados no organismo humano, sendo que são resultantes de um processo chamado de hidrogenação. O objetivo desse processo é adicionar átomos de hidrogênio nos locais das duplas ligações, eliminando-as. Mas a hidrogenação é geralmente parcial, ou seja, há a conservação de algumas duplas ligações da molécula original e estas podem formar isômeros, mudando da configuração cis para trans.

Existem dois tipos de hidrogenação:

A biohidrogenação, que ocorre quando os ácidos graxos ingeridos por ruminantes são parcialmente hidrogenados por sistemas enzimáticos da flora microbiana intestinal destes animais; E a hidrogenação industrial. Nesse processo são misturados hidrogênio gasoso, óleos vegetais poliinsaturados, um catalisador que geralmente é o Ni, sob pressão e temperatura apropriadas. Esse processo vai resultar em ácidos graxos com ponto de fusão mais alto, devido a orientação linear nas moléculas trans e ao aumento no índice de saturação, e maior estabilidade ao processo de oxidação lipídica.

gordura CIS (gordura que o organismo absorve e aproveita)

Na isomeria espacial ss isômeros espaciais possuem a mesma fórmula molecular e também a mesma fórmula estrutural plana, diferenciando apenas nas fórmulas estruturais espaciais. Os isômeros espaciais podem ser divididos em geométricos e ópticos.

Na isomeria geométrica (cis-trans ou Z-E) os isômeros são compostos que possuem a distribuição espacial diferentes. Este tipo de isomeria espacial, ocorre, caso existam ligações duplas ou cadeia fechada ou ainda, os ligantes estejam ligados à carbonos diferentes. Os isômeros podem ser classificados como cis(Z) ou trans(E).

cis(Z) - do mesmo lado, juntos, no mesmo lado do plano de simetria. trans(E) - em lados opostos do plano de simetria.

Na isomeria ótica (ou optica) os isômeros são compostos quirais (assimétricos) que refletem diferentemente a luz plano polarizada. Os isômeros podem ser classificados em destrógiros(D) e levógiros(L).

destrógiros (D) - desviam a luz plano-polarizada para a direita levógiros (L) - desviam a luz plano-polarizada para a esquerda

A Gordura trans age como a saturada ao elevar o nível da lipoproteína de baixa densidade no sangue (LDL ou "colesterol ruim"),isso faz com que os níveis de absorção da lipoproteína de alta densidade ( HDL, o colesterol bom)sejam prejudicados, sendo que esta é responsável pela remoção de LDL do sangue. Isso aumenta as chances do aparecimento de um arterioescleroma, isto é, a placa de gordura em veias e artérias.

Está associada também a obesidade, visto que é utilizada em larga escala em quase todos os alimentos.Sabe-se pouco sobre como a gordura trans é incorporada no tecido cerebral do feto e membranas celulares.


Um comentário: