terça-feira, 22 de maio de 2012

Trabalho de Geografia (Aldenir Lins) "Avanço tecnológico e desemprego como consequência."


QI-Epitacio                                                                            Professor:Lins                Grupo:Agnubson,Dernival,Iann,Jorge,Joyce,Matheus,Salomão.                                                                                          


 João Pessoa 18/05/2012.



Avanço tecnológico e desemprego como consequência.

No mundo atual a tecnologia está presente em tudo, desde o chinelo ate a mais moderna aeronave, um mundo em que as pessoas não precisão sequer ir ate a empresa pra realizar uma reunião, elas podem simplesmente ligar seu computador e se comunicar em tempo real com som e imagem sem sair de casa. Esta evolução tecnológica pode ser uma grande oportunidade com muitos efeitos positivos mais como tudo existe seu lado negativo ela pode ser uma grande ameaça ao seu próprio criado, ao longo da história o homem vem desenvolvendo ferramentas e equipamentos para que ele melhor possa viver mais então esta evolução surtiu efeitos contrários como desemprego pelo analfabetismo tecnológico, poluição, desemprego em razão da automação e etc.
O homem nunca será inteiramente substituído pela máquina porque por traz de uma máquina existe um homem no comando e as máquinas simplesmente facilitam o trabalho do homem diminuindo a mão de obra humana, no entanto enquanto empregos são extintos outros vários surgem com um requisito básico o conhecimento técnico mais avançado do cargo.
O mercado de trabalho passa por profundas transformações, causadas pela globalização e pelo fantástico progresso tecnológico dos últimos vinte anos. Por isso,  o presente estudo pretende discutir a relação entre a tecnologia, a globalização,  desemprego e Direito.

Desde a Primeira Revolução Industrial (primeira metade do século XIX), constata-se a influência da máquina na garantia de trabalho do operário.
Com o passar dos anos, com novas tecnologias e com o impacto do capitalismo, onde o lucro é à base de tudo, o trabalhador foi perdendo espaço e começou a ser gerado o desemprego.
Esse desemprego é um problema que aumenta vertiginosamente e traz consigo um aglomerado de problemas a sociedade. Por isso, um dos objetivos deste trabalho é questionar até que ponto, a tecnologia pode ser boa para a sociedade e ao trabalhador em especial. Não se pode negar os benefícios da tecnologia para a qualidade de vida e o progresso da humanidade, entretanto, também não se pode ingenuamente pensar que  tal fenômeno não apresenta efeitos indesejados e um alto custo social. Segundo Rifkin (2001, p.51) “a tecnologia seria o novo escravo, libertando a humanidade para brincar, desperdiçar tempo ou perseguir uma vocação maior”. Contudo tal expectativa não condiz com a realidade da maior parte da população mundial.
Pode-se considerar como uma visão simplista, atribuir o problema do desemprego somente ao avanço tecnológico. Como já foi mencionado, o desemprego é um problema altamente complexo, uma vez que este é causado por uma gama de fatores, os quais refletidos na sociedade produzem consequências desastrosas e imprevisíveis. Cabe, antes de tudo, aos poderes governamentais, voltarem-se verdadeiramente para o problema e verificar que o número de desempregados cresce a cada dia. Quem está empregado hoje pode não estar mais amanhã.
Não há mais estabilidade ou tranquilidade para exercer qualquer atividade produtiva. Os trabalhadores encontram-se num jogo de competição, de tensão, de apreensão constante, onde é necessária uma corrida de atualização constante para de esta forma tentar manter-se empregado ou empregável.
O desempregado fica exposto à miséria, sem acesso à bem nenhum e, portanto, na prática, sem direitos. Principalmente o mais importante deles, o direito a vida. Se questionar que o indivíduo desempregado fica sem seus direitos fundamentais, pois nenhuma providência é tomada para lhe fornecer acesso à saúde, alimentação, moradia e outras coisas dos quais o estado neoliberal cada vez mais se “esquece”. O indivíduo fica dependente somente de suas próprias forças, que no caso do desempregado é simplesmente nenhuma. Quando ele tenta se apossar desesperadamente desse direito, então passa a ser um marginal, o que se percebe é que a sociedade paga por erros do sistema neoliberal e do capitalismo. Sem falar do governo que deveria atuar de forma mais social, mas que sem a menor dúvida só age se o capital  permitir.
Essa nova pobreza representa uma queda da classe média, e representa um declínio desastroso da classe mais baixa. O que se percebe é que as pessoas estão cada vez mais pobres, ou seja, os que podem sobreviver ao capitalismo globalizado são muito ricos, enquanto uma maioria é jogada para fora desse sistema, sofrendo com os mais perversos problemas sociais. “A globalização é, ao mesmo tempo, uma fonte de acumulação de novas riquezas e um dínamo de produção de pobreza e marginalização social”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário