quarta-feira, 23 de maio de 2012

Trabalho de Geografia - Lins (2° ano - I)


Grupo: Caio Enrique, Charles Souza, Esdras Santos, Humberto Alencar, José Alves e Zeus Lima                                                                                                                                                   Série:  2° ano – I 

                                                                   


                                              Fordismo
   
   O fordismo foi instituído pelo norte-americano Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, em Highland Park, e refere-se ao modelo de produção em massa. Esse sistema tinha o objetivo de aumentar a produção através da eficiência e diminuir o preço do produto causando um grande aumento das vendas, permitindo que o produto continuasse com o preço baixo.
   Esse sistema alavancou a indústria automobilística, surgindo os primeiros automóveis na metade do século XIX. Porém os carros eram muito lentos. Na última década desse mesmo século, foram criados os motores à combustão desenvolvidos pelos alemães Benz e Daimler, devido a isso houve um acelerado aperfeiçoamento dos automóveis.
   Dentro desse sistema, existem dois tipos de fabricação: o artesanal, de Rolls Royce, e o de construção em grandes séries, de Henry Ford. O modo artesanal, os carros eram construídos lentamente, com isso eram de melhores qualidades, porém o preço era altíssimo. Já no fordismo a produção em grande escala fez com que a qualidade dos automóveis caíssem, deixando os veículos com preços baixos, tornando-se um meio de transporte acessível à boa parte da população.
   Devido ao aumento das vendas de automóveis, começaram a serem feitas pesquisas para melhorar a dinâmica do veículo (velocidade, capacidade de carga), com isso surgiram problemas para a melhoria de seu rendimento. Assim, as diferentes montadoras começaram a buscar novidades e melhorias para atraírem mais consumidores.
   O fordismo teve seu grande momento entre (1945-1968), que ficou conhecido como os anos dourados. Entretanto, sua rigidez de gestão industrial causou o seu declínio. Ford citou uma frase que ficou bastante conhecida, que dizia que poderiam produzir automóveis de diversas cores, desde que fossem pretos. Isto porque, a tinta preta secava mais rapidamente do que as outras cores, assim os carros poderiam ser montados em menos tempo, ou seja, produzirem mais.
   Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. O sistema baseava-se no pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.
   Na década de 70 houve a crise da energia, devido a isso, as montadoras se preocuparam em fabricar automóveis de baixo consumo, para atender a população da época. Nessa mesma década, o fordismo entrou em declínio. A General Motors (GM) alarga sua produção e sua gestão. Lançando diferentes mo-delos de veículos, diversas cores e adota um sistema de gestão profissionalizado. Assim a GM ultrapassa a Ford, tornando-se a maior montadora mundial.
   Na década de 1970, após os choques do petróleo e a entrada de competidores japoneses automobilís- ticos, o fordismo entra em crise e é substituído pela produção enxuta, modelo baseado no Sistema To- yota de Produção.
   Em 2007, a Toyota torna-se a maior montadora automobilística, acabando com o fordismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário