terça-feira, 22 de maio de 2012

Trabalho de Geografia- Professor: Lins- 1 ano do Ensino Médio Turma I


Unidade: Epitácio Pessoa- 1 ano do Ensino Médio- Turma:I

Disciplina: Geografia- Professor: Lins

Grupo: André Gustavo, Daniel Tobias, Marcos Carvalho, Matheus Marques, Vitor Farias

                                                                 

Escudos cristalinos: são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro. Nas regiões que se formaram no éon Arqueano (o qual ocupa cerca de 32% do país) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no éon Proterozoico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês. A crosta terrestre compõem-se essencialmente de rochas. Em razão das grandes transformações no planeta, a disposição dessas rochas determinou três tipos diferentes de formação: escudos cristalinos ou maciços cristalinos, bacias sedimentares, e dobramentos modernos.

Escudos cristalinos ou maciços cristalinos

São blocos imensos constituídos de rochas cristalinas do tipo magmático-plutônicas, que foram as primeiras na crosta terrestre, formadas na era pré-cambriana, ou de rochas metamórficas, que são extensões resistentes, estáveis, bastante desgastadas e geralmente associadas à ocorrência de minerais metálicos, originadas de material sedimentar paleozóico.

No Brasil, esses escudos ou maciços correspondem a 36% da área total e dividem-se em duas grandes porções: Escudo das Guianas, ao norte da planície Amazônica, e Escudo Brasileiro, na parte centro-oriental, cuja grande extensão permite classifica-lo em outros escudos e núcleos.

Os escudos formaram-se durante os períodos Arqueano e Algonquiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário