terça-feira, 22 de maio de 2012

Trabalho de Geografia - Professor Lins



Introdução:


Neste trabalho de geografia falaremos um pouco sobre escudos cristralinos brasileiros, Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozóico, são resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas.


Desenvolvimento:


    Sérra dos Carajás
Situada no sul do Pará, constitua a maior jazida de minério de ferro de alto teor do mundo. Os direitos pertencem á companhia VALE que exporta quase toda produção para o Japão.
Obras necessárias para exploração da jazida:
-Hidroelétrica de Tucuruí (2 maior do Brasil)
-Porto de Itaqui
-Estrada de Ferro Carajás
Quadrilatero Ferrífero
Essa região concentra vastas reservas de minério de férro e manganês. O ferro extraído tem dois destinos. A produção do Vale do Rio Doce é feita pela VALE, estatal provatizada em 1997. Enquanto o minério de ferro extraído do Rio Parapeba é dirigido ao mercado interno, isto é, destina-se ás metalúrgias e siderúrgias (Usiminas, Açominas, Mannesman, Cosipa, CSN)
Maciço do Urucum - Essa região é muito rica em manganês, mas está muito distante dos grandes centros industriais brasileiros, o que resulta em grande parte de sua produção ser exportada para a Argentina.     
                                                                                                                                                                                                                                    
Vale do Rio Trombetas - Localizado do Pará, é uma das maiores jazidas de bauxita do Brasil.
                                                                                                                                                                                         
Serra do Navio - possuía vastas reservas de manganê, mas a extração foi concluida há anos. Atualmente o local onde o minério era extraido é desolador e com altos teores de arsênico.         

Conclusão:


Neste trabalho falamos dos escudos pré-cambrianos apresentam disponibilidade de minerais metálicos (ferro, manganês, ouro, bauxita, etc.), sendo, por isso, bastante explorados economicamente. Já nos escudos paleozóicos encontram-se minerais não-metálicos (cimento, gesso, etc.). Nos dobramentos modernos, o terreno soerguido pelo movimento das placas pode conter qualquer tipo de minério. As bacias sedimentares são depressões do terreno, preenchidas por fragmentos minerais de rochas erodidas e por sedimentos orgânicos, que no tempo geológico podem transformar-se em combustíveis fósseis.
 Anexos:                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário