terça-feira, 4 de setembro de 2012

3º ano II ... Grupo: Rodolfo Castelo Branco, Augusto Victor, Antônio Cordeiro,Bianca Lohana, Yasmim Farias


Redação de 2011 da UFPE
Os três vestibulares da UFPE, realizados neste domingo (18/07) abordaram, em suas provas de redação, questões da realidade local e brasileira. 
Os candidatos aos cursos do Centro de Tecnologia e Geociências tiveram que escrever sobre o tema "Comunicar-se com objetividade, clareza e relevância pode fazer a diferença na vida do profissional?"
Já quem optou por cursos da Unidade Acadêmica do Agreste (Caruaru), teve que dissertar sobre o seguinte assunto: "Enchentes: descontrole da natureza ou falta de um planejamento urbano responsável?"
Por fim, os candidatos aos cursos de modalidade de ensino a distância tiveram que falar sobre o tema "O que falta às escolas brasileiras para que haja um ensino mais produtivo e relevante socialmente?"

Possíveis assuntos daprova de redação da UFPE 2012
- Crise mundial que assola diversos países europeus
- Eleições que acontecem em outubro
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Construção da usina de Belo Monte
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Código Florestal
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Utilização da internet como ferramenta de organização social.

 Correção da prova da UFPE

Pelo novo sistema, cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Caso as notas dos dois corretores tenham uma diferença de até 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. Até o ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos.
No entanto, se a diferença da nota final entre dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Se persistir a diferença, uma banca com outros três avaliadores vai corrigir a redação. A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor.



Cinco competências

A redação deve cumprir cinco competências, cada uma vale 200 pontos, para o total máximo de 1.000 pontos. Se em qualquer uma das cinco competências houver uma discrepência acima de 80 pontos nas duas notas, um terceiro corretor avaliará a prova. O processo já acontecia no ano passado, porém, a partir de 2012, a prova será encaminhada a uma banca certificadora caso, naterceira nota, também persista a dispersão.
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como é a estrutura da prova de redação?
Transforme a proposta em pergunta, como por exemplo: “As novelas brasileiras podem ser consideradas educativas?”. Com base isso, tente pensar em três argumentos que responderiam essa pergunta. Desenvolva cada argumento seguindo a seguinte estrutura.
Introdução
Argumento 1
Argumento 2
Argumento 3
Conclusão
Na conclusão, posicione-se a respeito e sugira uma solução para o tema proposto.
A introdução apesar de não ser essencial é extremamente recomendada. Nela você deve apresentar o tema em poucas frases, em torno de 3 ou 4 linhas.
O título não é obrigatório no Enem, mas caso você faça outros exames em seja necessário, uma boa dica é não utilizar verbo no título.




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