sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Doralice Olieira - Física


As Marés
                A maré é um dos fenômenos naturais mais conhecidos. Esse fenômeno ocorre em razão do movimento periódico de subida e descida do nível da água, produzindo dessa maneira as chamadas marés altas e marés baixas. Foi Isaac Newton que, a partir da expressão da força gravitacional, deu a explicação para esse fenômeno natural. Segundo as explicações do físico e matemático Newton, as marés são causadas pela atração do Sol e da Lua sobra as águas do mar.


AS MARÉS DE SIZÍGIA (OU DE ÁGUAS VIVAS) E AS MARÉS DE QUADRATURA (OU DE ÁGUAS MORTAS)

  • ·         Marés de Sizígia: Acontece quando as forças de atração da Lua e do Sol se somam, produzindo marés com preamares (PM) muito altas e baixa–mares (BM) muito baixas. Ocorrem na Lua Nova e na Lua Cheia, quando a Lua, a Terra e o Sol encontram-se alinhados.



  • ·         Marés de Quadratura: Acontece quando as forças de atração do Sol e da Lua se opõem, produzindo marés com preamares (PM) mais baixas e baixa–mares (BM) mais altas. Ocorrem na Lua Quarto Crescente e na Lua Quarto Minguante.




As forças que atuam sobre as marés ocorrem porque a Terra é um corpo extenso e o campo gravitacional que é produzido pelo Sol ou pela Lua não é homogêneo em todos os pontos, pois tem alguns pontos da Terra que estão mais próximos e outros mais distantes destes corpos celestes. Esses campos gravitacionais provocam acelerações que atuam na superfície terrestre com diferentes intensidades. Dessa forma, as massas de água que estão mais próximas da Lua ou do Sol sofre aceleração com intensidades maiores que as massas de água que estão mais afastadas desses astros. É essa diferença de pontos mais próximos e mais afastados do Sol e da Lua que dão origem às marés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário