terça-feira, 4 de setembro de 2012

Entrevista - Redação / Profº Roberto Lauria

Grupo: Hugo Keyserling, Wesley Gabriel, Pablo Lopes, Bruno Calaça, Breno José e Ícaro José.

Drª Maria da Penha Pessoa Silva aponta fatores da Saúde no Brasil
A Doutora responde as perguntas feita pelo Grupo, aponta fatores em relação ao sus x planos de saúde.

Nessa sexta-feira, dia 31/08, entrevistamos a Drª Maria da Penha Pessoa Silva, CRM 2218 pb, atua como Ginecologista e Obstetra no seu consultório médico e na saúde pública, a Doutora vai responder nosso questionário em relação a saúde em nosso Brasil.

1-Cite sua opinião referente a saúde precária no Brasil

  • Começando inicialmente pelo SUS, falta compromisso de nossos governantes, a má distribuição de verbas destinadas a saúde e os maus salários fazem com que cada vez mais nossas famílias passem por momentos horrorosos, pois o sistema privado também está deixando muito a desejar. Caso houvesse mais fiscalização e inicialmente, prevenção, pois a profilaxia é ainda fator primordial, saberíamos o que é realmente cuidados com saúde.
2-O que você acha da expansão das escolas de medicina e enfermagem no nosso país?
  • Vejo pelo lado positivo, pois precisamos de muitos profissionais nesta área, porém, vejo que o fator financeiro também afeta um pouco esses profissionais, afinal, a vocação, devoção, enfim, a responsabilidade de cuidar da vida do próximo requer muito amor pela profissão e as vezes algumas instituições dessas não são tão comprometidas com a saúde.
3-Me fale um pouco sobre tecnologia na medicina
  • Um grande aliado da medicina é a tecnologia. Hoje se tem resultados mais precisos e rápidos graças a dedicação de nossos pesquisadores e inventores dessa arma tão decisiva para nós, profissionais da saúde.
4-Por onde poderíamos começar a melhorar a saúde brasileira? 
  • Saneamento básico, informação e educação são essenciais para qualquer país alavancar na saúde, sem falar na distribuição de renda e valorização de seus profissionais.
5-O modelo do SUS é eficiente?
  • Sim, na teoria. Pois quando se estuda esse modelo, fica-se encantado. Se fosse aplicado como está nos escritos, nosso país teria taxa de mortalidade infantil praticamente zero entre outros males. Infelizmente não chegamos a tal realidade, mas se cada um contribuir e ao mesmo tempo protestar, quem sabe um dia alcançaremos dignidade neste setor. 
O grupo agradece pela oportunidade da entrevista Drª Maria da Penha Silva, e parabenizamos seu trabalho e seu amplo conhecimento ao responder nosso questionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário