quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Prof: Roberto Lauria 3º I Manhã, grupo: Leonardo Quixaba, Iago Queiroz, Paulo Vinicios, Daniel Brasileiro, Matheus Teixeira, Luciano da Cruz


Colégio: QI – Questão de Inteligência
Grupo: Matheus Texeira
            Daniel de Lima
            Paulo Luz
            Leonardo Quixaba
            Luciano da Cruz
            Iago Queiroz




TRABALHO DE REDAÇÃO
(Analise das últimas provas de redação da UFPE)




João Pessoa, 03 de Setembro de 2012


Introdução
   O trabalho aborda a análise das ultimas provas da universidade federal de Pernambuco (UFPE), destacando o método adotado, os critérios nas correções das provas e o método instituído no processo seletivo, visando melhorar o desempenho do vestibular do mesmo.
   O trabalho mostra também o que os integrantes do grupo aprenderam sobre esse tema questionável, pois nem todos admiram a prova de redação do Exame Nacional do ensino médio (ENEM). Já que o conteúdo está voltado para a prova de redação da UFPE que vale como a nota do ENEM.

Desenvolvimento  
 ANALISE DAS ÚLTIMAS PROVAS DE REDAÇÃO DA UFPE
            Boa parte dos estudantes que prestaram vestibular para Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ficaram satisfeitos com a prova de redação dos últimos anos, já que além de uma nova prova de redação está sendo usada a nota da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a qual o nível é muito baixo.
            Entretanto, a notícia não agrada alguns estudantes que tiveram um mau desempenho na prova de redação, eles defendem a tese que cada vestibular precisa de uma prova de redação, pois assim ficará com a vaga na universidade o candidato que teve o melhor nível de redação recentemente.
Os últimos temas escolhidos para as últimas provas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram muito fáceis, todos os estudantes que as fizeram não reclamaram dos temas escolhidos. Porém houve uma reclamação muito grande na questão da correção das provas de redação, muitos estudantes acham que foram prejudicados na correção dessas provas. 
Sendo assim o governo instituiu algumas mudanças na correção da prova de redação do ENEM, mudanças essas que entraram em vigor já nas provas desse ano. Cada prova, terá a correção de dois corretores independentes. Se por acaso a nota apresentar uma diferença de 200 pontos, será feita uma média aritmética. Se mesmo depois do calculo a diferença permanecer, terá uma terceira correção que passará por uma bancada com três corretores, que é supervisionada por um professor Doutor.
As provas do processo seletivo da UFPE são divididas em duas fases, a primeira é constituída pela nota do ENEM e equivale a 50% da nota total do vestibulando, enquanto a segunda fase que também valerá 50% da nota final, incluirá a redação do ENEM, duas questões discursivas de português e as questões de línguas estrangeiras para todos os candidatos, além de três disciplinas específicas, a serem aplicadas de acordo com as escolha dos cursos pelos alunos.



CONCLUSÃO

Daniel de Lima
            Eu gostei muito de fazer esse trabalho, pois ele me trouce mais informações sobre o vestibular. Ter ficado com a UFPE foi muito bom, porque deu para eu comparar com o da UFPB, que é a faculdade que me escrevi para fazer o vestibular. Meu grupo e eu fizemos esse trabalho com muito esforço e dedicação, espero que tenha ficado bom.
Matheus Texeira
            Foi muito produtivo fazer esse trabalho, deu para eu aprender mais sobre o vestibular, principalmente o da UFPE que é um vestibular de outro estado. No meu modo de ver o trabalho ficou bom espero que o senhor goste.
Paulo Vinicius da Luz Silva
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem uma forma de avaliação sobre a redação muito boa, na qual é usada a nota da prova de redação do ENEM. Prova essa que a forma de avaliação é muito boa e simples, a única deficiência da prova que é preciso ter uma melhora imediata é ter uma correção mais eficiente.
. Luciano da Cruz
            Eu gostei bastante da proposta do trabalho e do que as pesquisas para realizá-lo me proporcionaram em conhecimento sobre algo tão importante para esse momento da minha vida. Hoje eu sei como se é feito o processo seletivo da UFPE, faculdade da qual eu posso ser aluno em um futuro próximo.
  Iago Queiroz:
             Foi interessante ficar com esse tema, pois irei fazer o vestibular da UFPE, já que tenho família na cidade. Sabendo que a Universidade federal de pernambuco adotou a nota da redação do ENEM  como nota de sua prova, deixando-nos mais interessados, pois o nível do ENEM é mais baixo que o do vestibular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário