terça-feira, 11 de setembro de 2012

Professor: Martinho



                                                   
 Aluno: PAulo Augusto- 1 ano I



                                                 Aquecimento global
Aquecimento global  é o aumento das temperaturas médias do planeta Terra, provocando alterações no clima de algumas regiões, intensificando fenômenos naturais, como furacões e secas, entre outros. Alguns cientistas culpam a humanidade por esse aumento de temperatura.

Aquecimento global e o mar

A Terra é 71% coberta por água e mantém a base de toda a vida no planeta. Para a civilização humana, o mar concede alimento, energia, água e sal. Em recentes relatórios, o greenpeace   aponta três grandes problemas que afetam o mar : vulnerabilidade em relação às mudanças climáticas, crise no setor pesqueiro e falta de áreas marinhas protegidas.

                                                      Energia renovável

É aquela que gera eletricidade através de recursos da própria natureza ,como por exemplo os cata-ventos ,onde com a força dos ventos é gerada uma força onde é gerada uma energia de consumo.Outro exemplo é o uso dos raios solares para a geração de energia em residencias 

                                                      Sustentabilidade

Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo  ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
 
PROPAGAÇÃO DE CALOR.

.Calor é o nome dado ao processo de transferência de energia térmica  de um sistema a outro exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Não é correto afirmar que calor é uma forma de energia, que um corpo possui mais calor que outro, e tampouco que um corpo "possui calor". Os corpos (ou sistemas) possuem energia interna, e esse conceito de energia interna não deve jamais ser confundido com o conceito de calor, que implica a transferência.

Condução: A condução é feita devido as moléculas de maior energia transmitirem energia através de vibrações para as partículas menos energéticas, e isto acontece porque quanto mais quente as moléculas mais vibram, isto é descrito segundo a Lei de Fourier. q_x=-k*dT/dx Em que: qx é a taxa de transferência de calor por unidade de área perpendicular à direção de transferência em [W/m2]. k é a condutibilidade térmica que é uma propriedade de transporte característica do material em [W/m*K].
Convecção: A convecção já não é a nível molecular como era o caso da condução. Esta já pode ser de duas formas, por convecção natural em que é devido à diferença de densidade do fluido devido ao aquecimento do fluido ou por convecção forçada em que existe um mecanismo externo ao sistema a forçar o movimento do fluido. Este mecanismo é segundo a Lei de Newton. q=h(T_s-T_∞) Em que: qx é a taxa de transferência de calor por unidade de área perpendicular à superfície em [W/m2]. h é o coeficiente de transferência de calor que depende das condições e natureza do escoamento, da geometria da superfície e das propriedades do fluido em [W/m2*K].

Radiação: Qualquer corpo ou superfície a uma temperatura superior ao zero absoluto emite radiação eletromagnética por alteração na configuração eletrônica de átomos e moléculas. A radiação térmica está restrita aos comprimentos de onda entre 0.1 e 100 μm do espectro eletromagnético. A propagação de ondas eletromagnéticas (ou fotões) ocorre através de corpos ou fluidos não opacos, ou no vácuo, não precisando, portanto, da existência de matéria. A lei básica é a lei de Stefan-Boltzmann. Como se pode concluir, o transporte de energia associado a este mecanismo é qualitativamente diferente dos mecanismos referidos acima (condução e convecção). Contudo, uma vez que todas as superfícies emitem radiação térmica, e esta será tanto maior quanto mais elevada for a temperatura, se um corpo emitir mais energia do que aquela que recebe proveniente das superfícies envolventes, a temperatura desse corpo diminuirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário