quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quimica - Prof: Hugo, Equilíbrio Químico - Sangue 3º I manha, grupo: Leonardo Quixaba, Paulo Vinicios, Luciano da Cruz, Daniel Brasileiro, Matheus Teixeira, Iago Queiroz



Equilíbrio Químico - Sangue

O sangue tem um pH ácido e deve ficar entre 7,35 e 7,45. Uma alteração no sangue de 0,4 pode ser fatal. Uma das formas acontece quando uma pessoa tem uma crise de ansiedade ou de histeria, onde o pulmão perde muito CO2 na respiração ofegante. Em alguns casos os médicos injetam calmantes nos pacientes para a respiração voltar ao normal, em casos mais sérios é injetado solução salina de cloreto de amônia (NH4Cl) que é um sal, para deixar o sangue mais acido, isso quando o sangue é alterado para básico. Quando o sangue está alterado para o ácido é injetado no paciente o carbonato de sódio, quando os pacientes têm crises respiratórias, por exemplo, de asma, pneumonia entre outras.
Esse processo acontece quando ocorre um distúrbio no desequilíbrio químico do sangue:

CO2 + H2O H2CO3 H+ + HCO-3

Quando ocorre a hipoventilação há um aumento da concentração de CO2 no sangue. Fazendo assim com que haja um desequilíbrio para a esquerda aumentando a concentração de H+ e assim diminuindo o Ph sanguíneo.
Esse processo é denominado acidose.
No caso da hiperventilação onde há a diminuição na concentração de CO2, o equilíbrio é deslocado para a esquerda. Assim diminuindo a concentração de H+ aumentando o Ph sanguíneo.
Processo denominado de alcalose.


Grupo: Iago Queiroz, Luciano da Cruz, Matheus Teixeira, Paulo Vinicios, Daniel Brasileiro, Leonardo Quixaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário