quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Quinhentismo: Imagem (1º Ano II)


Professor segue abaixo o trabalho passado segundo feira, sobre uma imagem do quinhentismo e os comentários sobre a mesma. Série: 1° ano II QI - EpitácioGrupo: Higor Fernandes, Isabelle Mello, Jean Correia, Larissa Alves, Natalia Maria, Rayssa Andrade e Vitória Teixeira.

                              
 
Comentários:
 

1° Higor Fernandes: A imagem se refere assunto quinhentismo, onde marca o medo dos índios de se aproximar e pessoas estranhas onde que cada vez mais embarcações apareciam e com o tempo se adaptaram através de gestos pois seu vocabulário não era bem aceito. É um momento que abrange a literatura de informação sobre a chegada dos povos a terra brasileira. Uma imagem de descoberta para os portugueses." 

2° Isabelle Mello: Nessa imagem nota-se nitidamente que se trata de uma imagem quinhentista, pois mostra as embarcações portuguesas chegando ao Brasil. Mostra o espanto dos nativos ao verem os barcos com pessoas brancas e com vestes diferentes das deles chegando ao litoral, coisa que até aquela época era desconhecida para eles.

3° Jean Correia: Está imagem está relacionada ao quinhentismo, pois, é um momento da literatura que abrange as primeiros escritos, sobre a terra brasileira .E envolve tanto o momento de “descoberta” para os portugueses ,quanto a surpresa  para povos indígenas .Em relação a cultura, religião, raça e descoberta que na verdade era o achamento .E após tudo isso ocorreu as explorações do pau-Brasil, cultivo de cana- de – açúcar, vinda dos jesuítas para converter o povo ,vinda dos primeiros capitães – mores , criação das capitanias hereditárias, período  de afastamento (1500-1530).


 4° Larissa Alves: A imagem apresentada acima retrata perfeitamente o quinhentismo. Mostrando a indignação dos "selvagens", surpresa e curiosidades em relação aos estranhos barbados que ali se aproximavam com suas gigantescas embarcações que mais pareciam monstros marinhos; para mudar toda sua historia e cultura já conhecida por eles  até  então.  Enfim todo o processo de colonização, mudança de religião... até chegar ao verdadeiro significado do quinhentismo, apresentado nos livros hoje em dia.

5° Natalia Maria: A foto é quinhentista, porque retrata o descobrimento do Brasil, que é onde começa a surgi toda a literatura de informação, que era usada pelos navegadores para retratar tudo o que havia no Brasil.

6° Rayssa Andrade: Na imagem podemos perceber o medo. O medo do novo. O medo da dúvida... o medo do que ambas as partes estão prestes a conhecer. Por um lado os índios sem entender o que estranhos barbados ali fazem, por outro os europeus de não saber como será a recepção daqueles homens nus e com lanças a sua espera, de um território tão grande e a sede de desbravar tudo e a dúvida de não saber se isso será possível.

7° Vitória Teixeira: A imagem deixa transparecer que se trata da chegada dos europeus no Brasil. Através dela percebemos que se trata do quinhentismo. A expressão dos indígenas, as embarcações são elementos que caracterizam uma época. As pessoas trazidas nos navios têm vestes diferentes dos nativos e tudo causa espanto e admiração aos índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário