quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quinhentismo - Literatura / Profº Carlos



Comentários da Imagem acima (Quinhentismo em relação ao Catequese):

Hugo Keyserling: Conversão da religião, Padre José de Anchieta, de saúde frágil e dedicado aos estudos, Anchieta tornou-se jesuíta aos 17 anos. Na ilustração, índios sendo convertidos em meia multidão, cruz erguida para a realização da catequese. Ambiente florestal do Brasil, ainda o país sendo explorando e em desenvolvimento da cultura e sociedade comunista.

Wesley Gabriel: A conversão da religião, foi uma estratégia para expandir o catolicismo, o Padre José de Anchieta foi uma das grandes figuras do primeiro século de história do Brasil. Acima, a imagem demonstra os índios espantados mas figurados com o cenário.

Bruno Calaça: Nessa imagem podemos ver o Padre José de Anchieta tentando converter os selvagens. Imagem relatada pelos jesuítas, na literatura de catequese. Tentando implantar novas palavras e mudar a cultura dos índios.

Breno José: Essa imagem mostra claramente a tentativa do Padre José de Anchieta de converter os "selvagens" para o catolicismo, fazendo com que eles aprendam a palavra do Senhor Jesus Cristo e de Deus, realizando de forma que eles entendam através de peças teatrais e figuras de linguagem.

Pablo Lopes: Essa imagem mostra o inicio de um novo tempo. A tentativa do Padre José de Anchieta converter os índios, estudando a gramática até fazer os mesmos conhecerem a palavra de Deus. Após passar do tempo essas tentativas se encaixaram no que conhecemos hoje sobre o quinhentismo. 

Ícaro José: Nessa imagem, podemos ver, que o Padre José de Anchieta, está tentando conversar índios para a religião católica aqui no Brasil, ambiente figurado por árvores, um ambiente natural.

Atenciosamente, 

Grupo: Hugo Keyserling, Wesley Gabriel, Bruno Calaça, Breno José, Pablo Lopes e Ícaro José.


Nenhum comentário:

Postar um comentário