terça-feira, 4 de setembro de 2012

Redação - 3º Bimestre - Roberto Lauria


Grupo: Renata Luiza, Thainá Fernanda e Roberto Luiz.
Série: 2º ano I


O que é Charge?

       Charge é uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens e é feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade.

Importância da Charge?

       A importância de trabalhar a linguagem em suas diferentes manifestações focalizando o trabalho com o não-verbal de forma mais profunda.

Aonde se encontram?

       As Charges estão nos jornais, como Folha de São Paulo, Estadão, e outros que circulam pelo Brasil, além de revistas como Época, Isto é, Veja, e outras, em sua maioria criticam a política, ou fatos da atualidades e notícias de um modo criativo. Elas exploram bastante os desenhos e cartuns  dando um efeito bom visual.






       Ambas as charges criticam o governo. Na primeira charge está a Dilma, presidente do Brasil, apresentando um show de piadas conhecido como "Stand Up". A crítica desta charge esta voltado ao salário mínimo. Diante do Stand Up Dilma anuncia o valor do salário mínimo. O cartunista quis gerar humor em relação ao salário mínimo como se fosse uma piada. A segunda charge está voltada para criticar aos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A charge mostra duas crianças maltrapilhas em um dialogo que é possível ser lido na charge. Com o uso da palavra "ECA!!", quando usada pela menina, caracteriza nojo. Sobre a charge “Congresso-circo” é possível ver o Palácio do planalto, o estandarte da política Brasileira. Um símbolo da política brasileira é usado para criticar os políticos, o Palácio do Planalto é então composto ironicamente com uma lona de circo, querendo dizer que quem trabalha ali são pessoas que só estão lá para dar “show” e fazer palhaçada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário