sábado, 22 de setembro de 2012

Resenhas: Ida à Energisa ( Melhores Avaliadas )



Jose Alves De Araujo Neto

            Do Big Bang aos dias atuais, do forno à lenha ao micro-ondas, o universo está em constante evolução, principalmente se tratando de tecnologia, e portanto, de eletricidade. Quase tudo a nossa volta depende de energia elétrica e a cada dia ficamos mais dependentes de tais aparelhos.
           Foi com o intuito de aprender mais sobre esse processo, que visitamos a Energisa. No local, tivemos a oportunidade de acompanhar a evolução do uso da energia elétrica, desde a descoberta das cargas elétricas por Tales de Mileto, na Grécia antiga, até atualmente.
             O grupo Energisa, através da sua Usina Cultural, exerce em nossa cidade uma função importante,  demonstrando responsabilidade em relação à vida social, cultural e artística da Paraíba que tem recebido merecida atenção da empresa. Desde sua privatização, a concessionária vem marcando presença no Estado como empresa cidadã, incentivando a produção e disseminação cultura.
Em síntese, atividades como essa, contribuem para o fácil aprendizado e despertam o interesse do aluno em relação ao conteúdo que está sendo ministrado. Não obstante, é uma forma eficaz de fixação, pois o estudo é realizado através de experiências e atividades interativas, como as que ocorreram  na Usina Cultural, Energisa.
 Humberto Barros de Alencar Terceiro
Estou iniciando este texto para falar sobre minha ida à Usina Cultural Energisa João Pessoa, esta experiência não foi apenas um passeio, lá eu pude aprender mais um pouco sobre história do Brasil e física, deu para concluir que a física é essencial e faz parte do nosso dia-dia. Em minha opinião foi uma aula extraclasse muito boa, não apenas de ter sido uma aula fora da escola, mas pelo fato de ser uma aula onde eu podia ver de perto os aparelhos e interagir.
A escolha da Usina Cultural Energisa João Pessoa foi de fato uma boa escolha lá é o lugar ideal pare se estudar e conhecer a física na parte de eletricidade, a parte mais divertida dessa aula em minha opinião foi na parte em que nós sofremos aquele pequeno choque através da corrente elétrica que passou pelo circuito que nós fizemos ao darmos as mãos.
A aula extraclasse foi dividida por etapas, a cada etapa os equipamentos iam ficando mais avançados tecnologicamente e assim vi que o mundo passou por várias etapas antes da modernização. Para quem nunca visitou a Usina Cultural Energisa João Pessoas eu deixo uma dica: podem ir que tenho certeza de que não se arrependerá e acredito que você poderá aprender muito sobra física e história.                                        

       Esdras Santos Ataíde 
         A aula extraclasse realizada no mês de Junho de 2012 pelo colégio QI a Estação Energisa foi muito interessante. Ao entrarmos vimos como era a vida da sociedade dos séculos passados, modo de fazer comidas e armazenamento da mesma, além de vermos o preparo da alimentação e alguns pratos, copos e talheres antigos. Mais a frente observamos como era a vida das pessoas dentro de suas casas, e um dos meios de comunicação, o telefone, que eram poucos naquela época, ou seja, só as pessoas da elite o possuíam.

          Na parte de Física, vimos alguns experimentos de eletrostática, representação de átomos e formas para prevenção contra descargas elétricas em residências, o que é muito comum no dia-a-dia. Ao final da aula extraclasse observamos o avanço da tecnologia, a mudança gradativa dos computadores, telefones, geladeiras, fogões, entre outros aparelhos eletrodomésticos. O que eu posso concluir é que aprendi bastante sobre a matéria de Física e História, essa visita a Estação Energisa foi muito importante para entendermos melhor o assunto em questão.                                                                                                                                
Herbet Danilo F. de Almeida

        Acompanhados pelo professor João Luiz e pelo supervisor do museu, aprendi as teorias do surgimento do universo, os princípios da Física e momentos marcantes da história da eletricidade. Participamos de experiências com eletricidade e aprendi  sobre utilizar a energia elétrica de forma correta e sustentável. Na ocasião, foi apresentado a evolução de alguns eletrodomésticos, como rádios, videocassete, televisão, geladeira e computador. 
      “Essas atividades realizadas no museu tentam conscientizar os alunos sobre o uso eficiente da energia elétrica de forma lúdica, por meio de experimentos e história do uso doméstico da eletricidade desde o século 19 até o 21”, explicou Inácio Luís, estagiário de História do museu.
       O passeio foi um momento de aprendizagem. Lá aprendi como é feita a energia elétrica e sua importância em nossas vidas. Assim como energia, é preciso economizar água para o nosso bem e do meio ambiente.
       Depois de tudo isso agente voltou a tempo em que os Rádios, geladeira computador, máquinas de tirar fotos entre outros como era usado e como era feito. Foi feita a visita Usina Cultural da Energisa, depois agente foi tirar varias fotos, brincamos e etc..                                                                                                                                Charles de Souza Sales Junior                                                                                                                  
Nesta resenha irei falar sobre o nosso passeio na Energisa, onde começamos o no passeio com uma apresentação sobre a história do Big Bang, mas também conhecido como a Grande Explosão, é uma teoria dominante do desenvolvimento inicial da terra. Após passar por essa etapa fomos para a parte de como tinha surgido à energia elétrica, desde a Pré-história que o homem tem usado a inteligência para criar mecanismos que reduzam o esforço e aumentem seu conforto.
Ao dominar a Técnica do fogo, melhorou sua alimentação, iluminação e segurança. Milhares de anos se passaram até que um fato marcou a história da energia: a invenção da máquina a vapor, um símbolo energético da Revolução Industrial. Onde após passarmos por essa etapa iriamos conhecer os eletrodomésticos que eram utilizados daquela época, como por exemplo, o fogão como hoje em dia tem o fogão elétrico, naquela época é fogão a lenha e entre vários outros tipos de eletrodomésticos. Após passar pelas evoluções fomos para a história do átomo onde aprendemos sobre ele.
E por ultimo vimos novamente a evolução dos eletrodomésticos, mas ate os dias atuais. Com essa atividade extraclasse podemos aprender de varias formas de como surgiu a energia, de como ela era usada naquela época, e com isso eu finalizo essa resenha.

2 comentários:

  1. P.S.: Todas as fontes e seus respectivos tamanhos estão tanto no Word e no editor de postagens, uniformizados. Porém, por alguma razão que desconheço, no ato da postagem algumas ficaram diferentes. - José Alves

    ResponderExcluir
  2. É isso ai pessoal! Também gostei muito de realizar a atividade com vocês. Assim pude verificar o quanto vocês estão aprendendo em sala uma vez que fizeram bastantes comentários na visita e muitas perguntas também. Afinal é muito mais fácil visualizar os conteúdos! abraços a todos.

    ResponderExcluir