quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Trbalho Química | 1M2



Trabalho de Química | Gondim:
Principais ácidos, bases, sais e óxidos.                     
Grupo:
Lawanda Kelly
Maria Eduarda C.
Maria Célia
Gabriel Henrique
Ítalo Costa
Ácidos
Ácidos: é toda substância que, em solução aquosa, produz como único cátion, o íon H+
Ácido Fórmico: É usado em corantes de tecidos, para formar a solução ácida, sendo que, no final do processo, o ácido que fica na fazenda se evapora. Preferido para a coagulação do látex de borracha, é também usado na neutralização da cal, que é empregada no processamento do couro. Sua fórmula é  CH2O2.
Ácido Acético: o mais importante dos ácidos carboxílicos, forma-se a partir de soluções diluídas de etanol por ação de microrganismos, sendo esse o processo de preparação de vinagre de vinho; é utilizado em grandes quantidades como solvente e como meio não aquoso, em reações. Tem também uso importante na neutralização ou acidulação, quando não são aplicáveis ácidos minerais (por exemplo, no processamento de filmes e papéis fotográficos). Sua fórmula é CH3COOH.
Ácido Nítrico: É miscível com a água em todas as proporções. Suas soluções aquosas são incolores, mas se decompõem com o tempo, sob a ação da luz. É utilizado como matéria-prima na indústria de plásticos, fertilizantes, explosivos e corantes. Sua fórmula é HNO3.
Ácido Fosfórico: é um sólido incolor, muito higroscópico e muito solúvel em água. Aplica-se na indústria de fertilizantes, nos processos de estamparia nas indústrias têxteis e na síntese de inúmeros compostos de interesse. Sua fórmula é H3PO4.
Ácido Sulfúrico: É utilizado como matéria-prima na produção do sulfato de amônio, intermediário da elaboração de fertilizantes, de detergentes, explosivos, pigmentos e corantes, entre outros produtos. Sua fórmula é H2SO4.

Bases
Bases: é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH em solução aquosa.
Hidróxido de Potássio:Serve como precursor para outros compostos de potássio e como um eletrólito, para produção de biodiesel, fabricação de sabões moles e produção de sais de outros elementos. Utiliza-se em laboratórios soluções de hidróxido de potássio em álcool etílico especialmente para a limpeza de recipientes de polietileno, polipropileno e outros polímeros e destacadamente para sujidades ácidas e orgânicas. Sua fórmula é KOH.
Hidróxido de Magnésio: É usado na refinação do açúcar e no processamento de urânio. Medicinalmente é importante como antiácido e laxante, uma suspensão com aproximadamente 8% de hidróxido de magnésio em água. Sua fórmula é Mg(OH)2.
Hidróxido de Ferro(ll):  É o principal composto para a formação da laterita solo lixiviado, típico do cerrado brasileiro. O hidróxido de ferro é usado também no tratamento da anemia. Sua fórmula é Fe(OH)2.
Hidróxido de Sódio: Muito utilizado na fabricação de detergentes para a indústria de alimentos e uso doméstico, bem como para a limpeza dos equipamentos de fabricação, principalmente os de produtos de origem animal, para limpar os resíduos de matéria orgânica. Sua fórmula é NaOH.
Hidróxido de Cálcio: Pode ser encontrado em muitos preparados dentários, especialmente para obturação do canal radicular.Também é utilizado como neutralizante suaves por via oral por possuir propriedades lesivas pouco intensas.É uma das principais substâncias utilizadas como medicação intracanal na Endodontia, por ser biocompatível, ter ação antiinflamatória, ação antibacteriana, estimular a formação de tecido ósseo mineralizado e contribuir no processo de reparo tecidual. Sua fórmula é Ca(OH)2.

Sais
Sais: são sub-extratos da neutralização total ou parcial da reação entre um ácido e uma base. São, geralmente, de estado físico sólido. Mas,quando estão em meio aquoso,sofrem dissociação.
Sulfato de Magnésio: Em agricultura e jardinagem o sulfato de magnésio é empregado como corretor da deficiência de magnésio no solo. É comum sua aplicação no cultivo de plantas em pomares ou vasos quando seus solos carecem de suficiente magnésio. Em uso local pode utilizar-se para o tratamento da unha encravada. O sulfato de magnésio oral e o hidróxido de magnésio se empregam como laxante para as grávidas. Sua fórmula é MgSO4.
Carbonato de Cálcio: Está indicado para o tratamento da hipocalcemia e dos estados de deficiência de cálcio, tais como osteomalácia e raquitismo, e como tratamento complementar da osteoporose de várias etiologias.Sua fórmula é CaCO3.
Carbonato de Sódio: O seu mais importante uso se dá na indústria vidraceira,utilizado principalmente em embalagens.É utilizado também em sabões e detergentes, atuando como emulsificante, alcalinizante e reduzindo a dureza da água, que pode reduzir a sua eficiência.Sua fórmula é Na2CO3.
Cloreto de Sódio: Um importante conservante de alimentos e um popular tempero. Cloreto de sódio é dos  principais componentes do sal, são necessárias para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos.Sua fórmula é NaCl.
Nitrato de Potássio: É usado pelas indústrias de alimentos que produzem carnes defumadas e embutidos a fim de evitar a proliferação de bactéria causadora do botulismo. Serve também para ressaltar a cor e o sabor do alimento. Também ótimo como adubo, sendo grande fonte de nitrogênio e potássio para as plantas. Ele também é muito usado para fazer bombas de fumaça,para aumentar a resistência do ouro,em fertilizantes,para fazer pólvora e também utilizado no tratamento da hipersensibilidade dentinária.Sua fórmula é KNO3.

Óxidos
Óxidos: é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento.
Peróxido de hidrogênio: Conhecido comercialmente como água oxigenada;  Utilizado na desinfecções de feridas (água oxigenada 5 ou 10 volumes), como alvejante de cabelos (água oxigenada 20 volumes), agente de branqueamento e desodorização de tecidos, etc.Sua fórmula é H2O2.
Óxido de Cálcio: Conhecido comercialmente como cal viva ou cal virgem; Utilizado na construção civil no preparo da argamassa e também adicionado ao solo para diminuir a acidez. Sua fórmula é CaO.
Óxido de magnésio: Conhecido comercialmente como magnesia;  O óxido de magnésio possui propriedades alcalinas, pois ao ser adicionado em água, produz uma base (hidróxido de magnésio) utilizado como antiácido estomacal. Sua fórmula é MgO.
Óxido de Silício: Conhecido comercialmente como sílica ou cristal de rocha; É o constituinte químico da areia, considerado o óxido mais abundante da crosta terrestre. Apresenta-se nas variedades de quartzo, ametista, ágata, ônix, opala, etc; Utilizado na fabricação do vidro, porcelana, tijolos refratários para fornos, argamassa, lixas, fósforos, saponáceos, etc. Sua fórmula é SiO2.
Dióxido de Carbono: Conhecido como gás carbônico É um gás incolor, inodoro, mais denso que o ar. Não é combustível e nem comburente, por isso, é usado como extintor de incêndio;O dióxido de carbono é o gás usado nos refrigerantes e nas águas minerais gaseificadas. O gás carbônico é um óxido de característica ácida, pois ao reagir com a água produz ácido carbônico. Sua fórmula CO2.

                                                       Bibliografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário