domingo, 4 de novembro de 2012

Plano de metas para o ENEM 2013

Trabalho de redação proposto ao 2º ano II pelo professor Roberto Lauria, com a tarefa de elaborar um plano de metas e procedimentos para passar no ENEM 2013.

Aluna: Júlia Cordeiro

         Para se fazer uma boa prova como o ENEM, é preciso um pouco mais que preparar seu conhecimento. É o mais importante, claro. Mas devemos nos preparar física e mentalmente também, para que inconveniências não ocorram. Aqui está uma lista de dicas para se dar bem no dia do exame;
  • É importante se estudar os assuntos muito antes da prova, passar cerca de um ano se preparando e aprendendo os assuntos, para quando se chegar perto da prova, apenas revisar os conhecimentos já adquiridos. 
  •  Se manter atualizado é outro ponto importante. Ler jornais, e revistas todos os dias é uma boa dica, já que o ENEM sempre contextualiza suas questões com temas atuais. 
  •  Fazer simulados, resolver provas dos anos anteriores ajuda a dar uma base de como será a prova, que nem sempre exige um conhecimento específico, e sim, noções de lógica ou temas conjuntos. 
  •  É bom conhecer o local da prova antes do dia para evitar atrasos e mal-entendidos. Esteja certo do lugar que fará sua prova. 
  • Não é bom ficar estudando até o ultimo minuto antes da prova, se você estudou antes, você sabe. Por isso, no dia anterior a prova, é bom tentar relaxar, não exigir muito de si, não se submeter a situações estressantes e dormir bem, para na hora estar com a “cabeça leve”. 
  • Evitar alimentos “pesados” nos dias das provas, preferir comidas leves e de fácil digestão, para que aquele mal-estar não interfira no seu desempenho. 
  • Antes de sair de casa, é bom se certificar que não precisará ir ao banheiro na hora da prova. Muitas vezes o banheiro fica longe da sua sala, e isso faz você perder tempo que poderia estar resolvendo questões. 
  • As provas duram 4h30 e 5h30, por isso, leve água e um lanche para ficar hidratado e não passar fome. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário