segunda-feira, 18 de março de 2013

Lei seca mais rigorosa - 3º ano




Posicionamento do grupo: A favor de uma lei seca mais rigorosa.
 
Grupo: Charles de Souza, Hebert Danilo, Luiz Weber, Manoel Paulo e Rodrigo Araújo.

 
O congresso aprovou recentemente a nova lei seca, que apresenta mudanças significativas em relação à antiga lei seca.  Como ninguém é obrigado a fazer o teste do bafômetro, não há como comprovar realmente se a pessoa estava alcoolizada, com a mudança na lei, os policiais podem utilizar fotos, vídeos, depoimento de pessoas que estavam no local para poder comprovar a embriaguez do condutor do veículo. O valor da multa dobrou  de R$ 957,00 para R$ 1,915,40, caso o motorista tenha reincidência em menos de um ano, o valor da multa dobrará novamente.  Além do álcool, outras substâncias que alteram a capacidade psicomotora também são detectadas e o condutor será punido.
Mesmo com pouco tempo de implantação, os números de acidentes de trânsito reduziram de alguma forma. Porém, ainda há muitas coisas a se fazer, medidas mais severas em relação à multa e a pena que o condutor sofrerá.
 
Charles de Souza Sales Júnior

A respeito da nova lei seca mais rigorosa, podemos concluir que será uma melhoria para o Brasil, fazendo com que o trânsito fique mais seguro, menos risco de acidentes. Nessa nova lei, estão determinadas que além do bafômetro, podem ser utilizados outros meios para provar a embriagues do motorista, como por exemplo, os testes clínicos, depoimentos de policiais, testemunhos de terceiros, fotos e vídeos.

Hebert Danilo

A nova lei seca mais rigorosa vai diminuir uma porcentagem muito grande de acidentes no trânsito, pois a tolerância é zero. Tava na hora do congresso aprovar uma lei mais rigorosa desse tipo. Com essa lei, o Brasil passou a ser um dos 12 países do mundo com mais rigor quando se trata de associação álcool e volante  -  embriaguez ao volante -  segundo pesquisa publicada pela Internacional Center for Alcohol Policies – EUA. Os outros 11 países são: Armênia, Azerbaijão, Colômbia, Croácia, República Tcheca, Etiópia, Hungria, Nepal, Panamá, Romênia e Eslováquia.

Luiz Weber

A nova lei seca apresenta mudanças significativas em relação à antiga lei, isso é muito bom, pois trará mais segurança aos motoristas, pedestres  e a toda população, porém não é o suficiente. Para ser mais rígida, deveria aumentar a pena, sendo uma pena inafiançável, também teria que mudar no código de leis, o que dia a respeito que acidentes de trânsito que envolvem bebidas alcoólicas, deixariam de ser um crime sem a intenção de matar, e passariam a ser com intenção de matar. Outra atitude que o governo deveria tomar era a efetividade e melhora do transporte público, principalmente durante as madrugadas e em festividades locais.

Manoel Paulo

Diante do exposto, nota-se que a lei seca mais rigorosa ira proporcionar mais conforto para as famílias que gostam de curtir suas festividades nas ruas, calçadas, e lugares mais expostos com riscos de sofrerem acidentes graves, causados por motoristas alcoolizados, pode-se dizer que muitas vidas foram salvas diante dessa nova versão da lei seca, pois aumentando o valor da pena e o numero de provas cabíveis causa certo receio dos motoristas que gostam de beber para dirigir.

Rodrigo Araújo
 
A lei seca mais rigorosa proporcionou uma forma eficaz de combater o álcool, e consequentemente a embriaguez ao volante, fazendo com que os motoristas pensassem bem antes de beber, e dirigir. Pelo fato das multas terem dobrado o valor, o medo em ser pego por uma blitz tem aumentado, e com isso o número de acidentes tem diminuído em grande escala, resultando em um trabalho bastante significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário