sábado, 20 de abril de 2013

Trovadorismo - Literatura - 1º ano I


Grupo:Alexandre Henrique, Matheus Hollanda, Lucas Azevedo, João Marcos, Rafael Chilliane.
Prof.: Maíra


Trovadorismo:
Foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu na idade média, no período em que Portugal estava em formação. 

Cantiga de amor:
O eu-lírico é masculino. Nesse tipo de cantiga a mulher é muito respeitada e valorizada.

Ex.:
Conheço certo homem, ai formosa,
Que por vossa causa vê chegada a sua morte;
Vede quem é e lembrai-vos disso;
Eu, minha senhora.

Conheço certo homem que perto sente
De si a morte chegada certamente;
Vede quem é e tende-o em mente;
Eu, minha senhora.

Conheço certo homem, escutai isto:
Que por vós morre e vós desejais que ele parta;
Vede quem é e não vos esqueçais dele;
Eu, minha senhora.

Esta cantiga fala sobre um homem que apaixonado por sua senhora e tenta conseguir atenção dela e é ate capaz de morrer por ela.

Ex².:
Senhora minha, desde que vos vi,
lutei para ocultar essa paixão
que me tomou inteiro o coração;
mas não o posso mais e decidi
que saibam todos o meu grande amor,
a tristeza que tenho, a imensa dor
que sofro desde o dia em que vos vi.

  

Nessa cantiga o trovador expressa o sentimento de uma forma de súplica,onde ele se declara e expõe seus sentimentos.




Cantiga de amigo:
São as menos elaboradas. O amado é tratado como “meu amigo”.  O trovador imagina como são as emoções do eu-lirico feminino em suas relações amorosas.

Ex.:
Ondas do mar de Vigo
Se vires meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!

Ondas do mar revolto,
Se vires o meu namorado!
Por Deus, (digam) se virá cedo!

Se vires meu namorado,
Aquele por quem eu suspiro!
Por Deus, (digam) se virá cedo!

Esta cantiga retrata uma mulher que esta desesperada para ver o seu namorado. 




Cantiga de escárnia:

São sátiras indiretas.


Ex.:
Ei! dona feia! fortes vos queixar

Porque nunca nos lovei em meu trovar
Mas,agora quero fazer um cantar
Em que nos louvarei,todavia,
E vide como nos quero louvar
Dona feia,velha e louca!

Ei! Dona feia! Que deus me perdoe!
Pois voz tendes bom coração
Que eu voz louvarei por esta razão,
Que voz louvarei,todavia,
E veja qual será a louvalção
Dona feia, velha e louca!
  
Essa musica retrata uma mulher que nunca foi louvada e vive reclamando por isso ai o trovador acaba fazendo sátira dessa mulher.

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário