domingo, 26 de maio de 2013

Atentado Terrorista - Redação - R. Lauria

            

Ataques Terrorista No Século XXI


                 Embora não haja acordo sobre a definição de "terrorismo", aceita-se, de modo geral, que o ataque ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, inaugurou uma nova era deste fenômeno.

v  ATAQUES TERRORISTAS:

        ESTADOS UNIDOS
Até o final do século XX, os EUA haviam sido o palco de um grande ataque terrorista: Oklahoma, 1995, quando dois americanos detonaram bombas contra um prédio federal, matando 168 pessoas. Seis anos depois, houve o 11 de setembro.

·         11 de setembro de 2001
Terroristas islâmicos sequestram aviões civis americanos. Sob o comando dos invasores, duas aeronaves tomam a direção de Nova York e atingem o World Trade Center, em Manhattan, posteriormente causando a queda das Torres Gêmeas. Uma terceira aeronave é atirada contra o Pentágono, nas proximidades de Washington, e uma quarta cai na área rural da Pennsylvania. Cerca de 3 mil pessoas morrem, e mais de 6 mil ficam feridas no pior ataque sofridos pelos EUA

         ORIENTE MÉDIO
O oriente médio representa a área de maior crescimento de atividades terroristas após o - 11 de setembro. O grande foco dos ataques é o Iraque, país invadido pelos EUA em 2003, mas há outros focos de tensão, como ataques frequentes (mas de menos impacto) em Israel. Um dos momentos mais críticos foi o assassinato do premiê do Líbano Rafiq Hariri
·        
1   14 de fevereiro de 2005
TNT é detonado durante uma caravana da qual participava o primeiro-ministro libanês, Rafiq Hariri. O ataque mata o premiê e mais 21 pessoas


        EUROPA
Os grandes ataques terroristas realizados na Europa Ocidental têm como origem a ação de países desta região no Oriente médio e Ásia; trata-se de como ficou mais evidente no ataque em Londres, de uma retaliação pelo apoio do Reino Unido à invasão americana do Iraque. 

·         7 de julho de 2005
Terroristas islâmicos organizam e levam a cabo um múltiplo ataque contra o sistema público de transporte de Londres. São quatro explosões em menos de uma hora, contra estações metrô e um ônibus. Cinquenta e duas pessoas morrem, e cerca de 760 pessoas ficam feridas. Os quatro responsáveis pela execução do ataque - todos cidadãos ingleses e mortos nas explosões - justificam o ataque em repúdio à participação do Reino Unido na invasão do Iraque.


       AMÉRICA LATINA
A América Latina foi cenário de grupos terroristas no século XX, com seus principais expoentes no Peru, com o Sendero Luminoso, e na Colômbia, com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Depois das décadas de 70, 80 e 90. As atividades destes grupos decaíram, sufocados pela ação dos governos locais.

·         02 de maio de 2002
Militantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tomam controle de pontos da cidade de Bojayá, onde iniciam confronto com forças oficiais da AUC (Autodefensas Unidas de Colombia, atuantes até 2008). O confronto, travado em torno de uma igreja do centro da cidade, conhecida como Bellavista, deixa aproximadamente 120 mortos. Entre as vítimas fatais estão 48 crianças.




 Análise Pessoal



Ø    Bruna Oliveira
Em minha opinião, os EUA “implantou” a guerra ao mundo. Vendem armas, guerrilhas e exploram o mundo inteiro. Eles combatem o terrorismo com mais guerras, que é o que acaba gerando mais e mais atentados terroristas. Um país que se diz altamente religioso, cristão e espalhando guerra ao redor do mundo. É claro que vejo as exceções, como no caso de realizar algum ataque terrorista em função de seu Deus (religião).


Ø    Eduardo Augusto
Em minha opinião, os atentados terroristas foram um meio que encontraram impondo medo para resolver os problemas de um pais, mas esse foi o modo mais errado que acharam, controlando o governo pelo medo e tendo o ato de mata milhões como uma solução. Esses atentados não resolvem nenhuma situação só impõe mais medo na população e insegurança de suas próprias vidas a cada dia, pois esse numero de terrorismo aumenta na mesma frequência das mortes causadas por ele.


Ø    Fabiana Maia
Os grupos de pessoas que confundem a falta de bom senso com devoção à sua religião e justificam seus atos terroristas pela chamada ''guerra santa'' são mais do que presentes no Oriente Médio. Famílias inocentes não deveriam estar habituadas com a tensão e a insegurança causada por esses grupos. Em minha opinião atitudes deveriam ser tomadas para que pusessem um fim imediato a isso. Todavia propostas foram e continuam sendo feitas pela ONU em urgente pedido de paz, infelizmente não podem ser ouvidas por causa do ''grande barulho'' causado pelas bombas. 


Ø    Higor Fernandes
Em minha opinião, os atentados terroristas tentam transformar ordens do governo por meio de pânico e manipulação gerando decisões precipitadas e radicais. Hoje infelizmente há uma expansão  dos grupos que optaram pelo terrorismo como forma de luta. Combater esses ataques terroristas utilizando armas de destruição em massa não é a melhor opção. Afinal, cada ano que passa, a humanidade se sente mais acuada e receosa através da violência gerada durante todo o conflito.


Ø    Lucas Medeiros

Bom, de acordo com o trabalho feito percebemos que os ataques terroristas é um modo de que alguns grupos têm de através da violência física ou até mesmo psicológica contra a sociedade para conseguir algo que quer. Hoje, infelizmente vemos esse uso dessa violência em todo o mundo, e percebemos que esses grupos estão cada vez mais se expandindo, com isso temos uma sociedade em que não sentem segurança nem mesmo dentro das suas casas. Afinal, podemos perceber que quem sofre as consequências somente e a população que muitas das vezes não tem nada haver com o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário