sexta-feira, 31 de maio de 2013

Trabalho de Redação - Medicina Futurista

    Alunas: Jeovanna Cardoso, Gladyanny Ferreira e Glaycyanny Ferreira
    Série: 3º ano I                              



                               MEDICINA NO FUTURO

    Hoje em dia, a investigação em curso tem os seguintes objetivos definidos para o futuro:

  Doenças infecciosas – desenvolvimento de vacinas, novas estratégias para identificar e controlar a doença e melhoria dos sistemas públicos de cuidados de saúde;

  A fábrica de células – engenharia intracelular, identificação de genes para o desenvolvimento de novos processos e produtos, incluindo desenvolvimentos no domínio da biomedicina e processamento de desperdícios orgânicos ou da biomassa;

  Envelhecimento das populações e incapacidade – estudo das doenças relacionadas com a idade, mecanismos celulares e moleculares do envelhecimento, estatísticas demográficas e epidemiológicas e melhores serviços de saúde pública para o idoso;

  Nutrição alimentar e saúde – melhor qualidade dos produtos, testes que visam detectar contaminantes e o papel dos alimentos na manutenção de uma boa saúde;

  Ambiente e saúde – estudos no âmbito das doenças e alergias relacionadas com o ambiente, novas ferramentas de diagnóstico, avaliação de riscos e prevenção dos efeitos nefastos do ambiente na saúde;
Atividades genéricas que visam compreender os mecanismos básicos da doença, ou seja: doenças crônicas e degenerativas, genomas e doenças de origem genética, neurociências e saúde pública em geral.

                         EXPECTATIVAS PARA O FUTURO

     Existem diversas expectativas acerca de como será a medicina do futuro.
Um ponto de vista consiste na defesa de que irá ocorrer uma grande modificação, uma vez que se afirma que ,apesar dos enormes desenvolvimentos da tecnologia de remédios, de monitoração de pacientes e de cirurgia, a medicina atual ainda preserva a mesma natureza desenvolvida nos últimos 5.000 anos: diagnose e tratamento de pacientes. A diagnose tradicional atende o paciente quando este mostra sinais de uma doença num dado estágio de avanço, o problema, grande parte das vezes, é que o paciente encontra-se num estágio avançado do desenvolvimento da doença e, desta forma, o único tratamento viável( por exemplo a cirurgia) apenas prolonga a duração da sua vida por um período de tempo limitado.
    Especula-se , então, que a “medicina do futuro” vai ter mudanças radicais,respectivamente a o nível da medicina molecular e da medicina particularizada. A medicina molecular, tal como a entendemos hoje em dia, faz uso do conhecimento do funcionamento das células e, em particular, do funcionamento das proteínas, da genética e da epigenética. O entendimento de como os processos que envolvem as células se desenvolvem não é suficiente ,é fundamental entender como esta estrutura é criada, se desenvolve e é modificada; o entendimento de como isso ocorre e, mais importante, como influencia o estado de muitas células ou moléculas na sua interação num dado tecido do corpo está ainda nos primórdios de seu desenvolvimento. A medicina molecular tem como meta a detecção precoce de doenças, ou seja, o seu objectivo é detectar e identificar as doenças nos seus estágios iniciais. A detecção precoce faz uso da combinação de agentes de contraste (contrast agents) – necessários para visualizar a estrutura e o funcionamento das células, em particular as células “doentes” – e de poderosas máquinas de visualização de estruturas do corpo, tal como aquelas que utilizam o positron emission tomography (PET), o raio X, o computer tomography (CT), e o magnetic resonance imaging (MRI).
    Desta forma, pensa-se que a chave para uma melhoria significativa na Medicina depende, essencialmente, do progresso na criação de novos agentes de contraste, de máquinas de visualização e de modelamento da evolução de uma dada doença, ou seja, a revolução da medicina está intimamente relacionada com o avanço e investimento feito nas novas tecnologias.
    Outra concepção defende que, possivelmente, a medicina integrada será a medicina do futuro, uma vez que representa a evolução do pensamento médico e é um reflexo na área da saúde da expansão da consciência do Ser Humano no seu processo evolutivo atual.  A Medicina Integrada conjuga  a Medicina Ocidental com a Medicina Tradicional Chinesa, aglutinando áreas do conhecimento médico e técnicas terapêuticas optimizadas em benefício do doente.
    A Medicina Ocidental é uma Medicina sobretudo curativa, enquanto que a Oriental aposta na prevenção da doença e na manutenção da saúde. Assim, a Medicina Integrada é a complementaridade, promovendo a saúde, prevenindo as doenças, tratando-as nos seus estádios mais iniciais e com um maior leque de métodos diagnósticos e terapêuticos ocidentais por um lado, e orientais não invasivos por outro, apostando em ambos e não desprezando nenhum, em benefício do doente.
    A Abordagem Médica Integrada avalia os hábitos e estilo de vida do paciente, dieta, atividade física, stress profissional e familiar, juntamente com os antecedentes pessoais e familiares, tentando ,desta forma, entender o contexto e os “porquês” da condição atual do paciente. A eficácia desta abordagem está comprovada em vários estudos recentes. A qualidade de vida de doentes cancerosos aumentou consideravelmente quando, para além da quimioterapia e da cirurgia, estes complementaram os seus tratamentos com dietas terapêuticas, homeopatia, fitoterapia, acupunctura, meditação e técnicas de relaxamento.

                  VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA MEDICINA

    A medicina une-se cada vez mais à tecnologia de ponta – robôs servem de assistentes de médicos, surgem sofisticados programas de diagnósticos por imagem, cirurgias e  os pacientes já são monitorizados à distância.
Este fenômeno não só cria novas profissões como exige a educação continuada dos profissionais da saúde,proporciona, ainda, oportunidades para especialistas de outras áreas que nunca imaginaram atuar neste campo.

               A MEDICINA É BASEADA EM TRÊS PILARES:

-O contínuo aperfeiçoamento dos seus profissionais;
-As pesquisas dos medicamentos que permitiram avanços incontestáveis na cura de várias doenças;
-O avanço da tecnologia que permite medições, acompanhamentos e diagnósticos cada vez mais precisos.

               NO QUE É QUE A TECNOLOGIA PODE AJUDAR A MEDICINA?

    Presentemente as empresas globais estão a integrar as tecnologias existentes neste ambiente com os objetivos de aumentar a assertividade e facilitar a tomada de decisões clínicas e administrativas, por parte dos profissionais envolvidos na medicina.

                              O QUE JÁ É FEITO?

    Atualmente os ventiladores e bombas de infusão podem interagir com prontuários eletrônicos dos pacientes além dos sistemas de imagens digitais, que facilitam uma série de decisões do corpo clínico dentro da unidade. Além disso, os profissionais têm acesso via WEB a esses dados e informações para ensino à distância ou opiniões de especialistas quando necessário.
Instituições privadas são as que mais investem neste tipo de tecnologia, pois além do retorno financeiro através do maior controlo sobre cada operação realizada na organização, ganha-se também com o retorno de imagem positiva que ações geram nos media e na população em geral.Vários estados e municípios usam a TI (Tecnologia da Informação) como aliada na saúde.

                                      E O FUTURO?
  
  Num futuro não muito distante, as unidades de cuidados especiais, terão um arsenal tecnológico ao seu dispor capaz de melhorar muito os processos internos e ,principalmente, a qualidade de vida do paciente.
Poderemos ter imagens do corpo do paciente em tempo real sem que este necessite realizar uma tomografia, os equipamentos não utilizarão fios para sua comunicação com os pacientes e com as demais máquinas, teremos cartões e/ou chips com toda a nossa informação clínica que poderá ser interpretada em qualquer parte do mundo. Estes conceitos serão divulgados para as outras áreas da saúde conforme as necessidades de cada uma delas.


 Conclusões:

Gladyanny Ferreira

Diante disso tudo só posso concluir que a tecnologia no meio medicinal só tem a nos ajudar, podendo trazer a cura de varias doenças como o câncer o HIV a diabetes entre outros. Trazendo uma diminuição de mortos e uma qualidade de vida muito melhor para todos sem contar em um maior índice de assertividade dos médicos podendo assim facilitar a tomada de decisões do mesmo. Só é uma pena não poder ser oferecido a todos, pois ainda é algo muito longe do pensamento de pessoas mais carentes.

Glaycyanny Ferreira

A medicina do futuro vai ter muitas mudanças radicais, pois ela procura melhorar o estilo de vida dos pacientes e a tendência é prolongar o tempo de vida das pessoas e evitar que doenças precoces apareçam com tanta frequência e diminuir ou até acabar com doenças que causam muita morte no país que é o caso do câncer. Evitando que o paciente possa chegar a um estagio avançado e não tenha mais recuperação e fique esperando só a morte.


Jeovanna Cardoso

O avanço da tecnologia vem ajudando o desenvolvimento da medicina, pois a cada ano através de pesquisas e estudos aparecem novidades nesse ramo que são fundamentais para o bem estar da sociedade. Se o avanço tecnológico continuar nesse ritmo trará conforto e bem estar para a sociedade. O ideal seria se esse conforto também fosse acessível para as pessoas mais carentes, evitando a exclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário