segunda-feira, 3 de junho de 2013

Casamento Gay

     Grupo: Élida Felinto e Gabriella Marques
     Professor: Sérgio



Existe o casamento no religioso e no civil, o casamento civil, é regido por lei e modifica e altera o estado civil do casal, de solteiro para casado. A certidão passa a vigorar como certidão de casamento. Já o casamento religioso, em qualquer que seja a religião, não altera o estado civil do noivo, eles "casados", continuam com o registro civil de solteiros, continua prevalecendo para cada um a certidão de nascimento.
Em vários lugares do mundo o casamento gay é permitido, inclusive no Brasil, em 5 de maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal, reconheceu, por unanimidade, a união estável entre pessoas do mesmo sexo em todo o território nacional. O primeiro casal homoafetivo oficialmente reconhecido no país foi José Sérgio Sousa Moresi e Luiz André Sousa Moresi. 
A Paraíba é a 13º estado brasileiro a consentir o casamento gay, uma das considerações para a edição do provimento é a dignidade humana e a isonomia de todos perante a lei, sem distinções de qualquer natureza, inclusive de sexo. Edvaldo Fernandes Farias e José Virgilio Filho foram os primeiros a formalizar uma união estável na Paraíba, o casal diz que sofreu preconceito até dos parentes para concretizar o desejo de legalizar o casamento.




Opinião das alunas

Élida Felinto: Normalmente, o casamento é a união entre duas pessoas que se amam, e querem “oficializar” uma relação que teoricamente, vai durar para sempre. O direito de ser feliz, e querer oficializar  uma relação, serve para todos, pois somos todos iguais, perante a lei.
É preciso respeitar, e deixar o preconceito de lado. As leis mudam, conforme o mundo muda. Todos somos iguais, e mesmo não gostando, somos obrigados a, no mínimo, respeitar o próximo, independente das suas escolhas.


Gabriella Marques: Eu apoio o casamento homoafetivo, todos tem direitos iguais, trata da expressão dos direitos inerentes a pessoa humana, acrescentando ter os indivíduos direito à busca da felicidade. Acho que com o casamento iria diminuir os comportamentos homofóbicos. Hoje o homossexualismo vem sendo tratado de uma forma mais aberta, utilizando-se dos meios de comunicação disponíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário