segunda-feira, 3 de junho de 2013

Trabalho de História (3° ano - I) - Casamento Gay



Grupo: Caio Enrique, Charles Souza, Esdras Santos, Hebert Danilo, Humberto Alencar, José Alves e Pietra Simplício
Turma: 3° ano I




                                       “A questão do casamento gay”


     Uma das confusões mais comuns e que em alguns casos é até induzida por aqueles que possuem um discurso contrário ao casamento gay, é relacionada à diferença entre o casamento civil e religioso. Por causa dela, muitas pessoas se colocam contra o casamento para homossexuais, acreditando que desta forma o Estado, através de uma lei, estaria interferindo nas religiões.
    Por isso, torna-se bastante pertinente a explicação dessa diferença. O casamento religioso é um sacramento, imposto pelas condições da igreja e o Estado não pode interferir. Já o casamento civil, é um contrato entre o Estado e duas pessoas, tradicionalmente com o objetivo de constituir família.
      Portanto, o que se discute é a legalização do casamento civil para os homossexuais e não o religioso, que fique bem claro. Mas essa questão parece estar chegando ao fim, pois o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou no dia 13 de Maio de 2013, por maioria dos votos, uma resolução que proíbe cartórios de recusar a celebração de casamento civil de pessoas do mesmo sexo ou de negar a conversão de união estável (aquela que já é permitida desde 2011 e é semelhante ao casamento, mas que não assegura os mesmos direitos, como lhe tornar herdeiro necessário e mudar seu estado civil) de homossexuais em casamento, o que infelizmente estava acontecendo.
      A decisão se deu, pois a maioria dos conselheiros entendeu que a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de 2011, ao reconhecer, na discussão sobre a união estável em relações homoafetivas, que casais homossexuais têm os mesmos direitos dos heterossexuais, na prática, reconheceu também o direto ao casamento civil.
    Vale ainda salientar, que o estado da Paraíba já havia tomado decisão semelhante, através do corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. A Paraíba passou, assim, a ser o 13º Estado brasileiro a regulamentar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Opinião – Caio Enrique: Em minha opinião, o casamento gay deve ser aprovado e aceito pelas pessoas, pois não interfere em nada na vida social da população, mas os gays devem ter respeito pelas pessoas em espaços públicos. Agora o que não deve ser aprovado é a adoção, pois uma criança não tem condições emocionais de ter pais ou mães gays.

Opinião – Charles Souza: Em minha opinião cada um tem que viver a sua vida, tem que se sentir bem e feliz, e não ligar para opinião dos outros, que criticam ou não, pois cada um sabe o que é melhor pra si e ninguém tem nada a ver com a vida do outro. Se um homossexual se sente feliz casando com outro homem então que case e não atrapalhe a vida de outras pessoas, também assim como eles não querem que a gente os atrapalhe. Pois ninguém tem o direito de ficar falando nada da vida do próximo sobre o que é certo ou errado, cada um sabe o que faz e deve fazer para se sentir melhor.

Opinião – Esdras Santos: Sou a favor da regulamentação do casamento gay, pois eles têm os mesmos direitos dos casais heterossexuais, afinal de contas, todos nós somos cidadãos. A população terá que respeitar essa nova decisão, e não ficar criticando essas uniões homossexuais. Assim como, os gays também terão que respeitar, ou seja, isso é um ato recíproco. 

Opinião – Humberto Alencar: O casamento homoafetivo é um assunto muito polêmico de se discutir, pois nem todos são a favor, mas eu vejo a legalização do casamento homossexual como uma evolução ideológica para a humanidade. Todos merecem direitos iguais independente das crenças religiosas das outras pessoas, pois nem todos acreditam nas mesmas coisas. Minha opinião é completamente a favor, contanto que os direitos sejam os mesmos.

Opinião – José Alves: Sou completamente a favor, pois a negação de um direito como o casamento fere a dignidade humana e a isonomia. Pois, se casais heterossexuais podem se unir através do casamento civil, por que não os homossexuais? E em relação aos religiosos, aconselho que encarem a união entre pessoas do mesmo sexo, como o divórcio, que apesar de ser permitido pela lei é proibido pela igreja.

Opinião – Pietra Simplício: O casamento gay está sendo um passo a frente na segregação do país como um só. Queremos viver num mundo livre de racismo, bullying e indiferença, já teve o tempo onde os homens lutaram por seus direitos, a mulheres também e agora os gays querem seus direitos para serem felizes juntos de seus companheiros, eles querem ter o direito de ter uma família sem julgamentos. E agora o Brasil está fazendo a sua parte.

Opinião – Hebert Danilo: Sou a favor, pois cada um deve viver da maneira que quiser. Não é porque eles são gays que você pode ser contra a felicidade dos homossexuais, cada pessoa deve ter sua felicidade do seu jeito, e o casamento homoafetivo é uma alegria enorme para ser comemorado por eles.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário